6 de xul. de 2018

ALMEIDA (PORTUGAL)

PATRIMÓNIO

Almeida na encruzilhada dos vaubanianos (2ª parte) 




Praza forte de Almeida
Autor: Dennisbluie



ENCONTROS POLIORCÉTICOS / Almeida (Portugal)  

 Informe Vauban introduz umas primeiras medições que podem servir de futuras comparativas com  outros espaços poliorcéticos europeus, visando estabelecer assim marcos de tratamento uniforme da arquitetura abaluartada. Almeida oferece ao todo um perímetro da fortaleza pelos caminhos cobertos de 3.180 metros; da mesma maneira, através da linha magistral temos um outro perímetro dos seis baluartes de 2.442 metros. O comprimento do perímetro da linha magistral e das arestas dos revelins  dá-nos 4.545 metros.     

 A superfície urbana pelas escarpas interiores das cortinas é de 11,83 hectares (perímetro de 1.292 metros). A superfície global das muralhas em aparelho regular de granito é de 19,94 hectares. Igualmente, a superfície dos seis revelins é de 3,90 hectares. Uma adição geral da superfície destas muralhas revestidas dava uma soma de 23,84 hectares. Além do mais, o espaço  global dos fossos regista as 9,70 hectares; a superfície do polígono das muralhas pela contra-escarpa dos fossos cifra as 35,54 hectares, sendo que essa área geral fortificada pela linha do caminho coberto oferece-nos as 37,52 hectares. Uma última medição da área global com os glacis e pela via periférica existente recolhe as 63,92 hectares.

 Acrescentamos os seguintes dados da Angulação dos baluartes: S. João de Deus, ao noreste, 74  graus; Sta. Bárbara, ao  norte, 77  graus; Nossa Sra das Brotas, ao noroeste, 75 graus e Sto. António, ao suroeste, 73 graus, oferecem uns ângulos flanqueados mais ou menos parecidos, no entanto alguns flancos manifestem dissimilitude. O baluarte de São Pedro, ao sul, tem 91,5 graus e o de São Francisco, ao suleste, 85  graus. Da sua vez, os revelins dispõem um botão circular e complementar com estes dados: de Sto. António, com 67 graus; do Paiol, com 65 graus; revelim Duplo, com 70 graus o maior e 60 graus, o menor. O revelim dos Amores tem um ângulo flanqueado de 70 graus; o de Sta. Cruz, 78  graus e o da Brecha, 62 graus. 

(Continuará)

Artigo relacionado:

Ningún comentario:

Publicar un comentario