8 de set. de 2017

CAMINHA

CÂMARA DE CAMINHA PROMOVE PERCURSO PEDESTRE CAMINHO DA NATUREZA

Iniciativa insere-se no âmbito da candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”

Fonte do Crasto, em Âncora
Foto: C. M. C.

Infogauda / Caminha

 A Câmara Municipal de Caminha vai promover o percurso pedestre ‘Caminho da Natureza’, inserido no Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa, com passagem em Âncora, Vila Praia de Âncora, Moledo e Caminha. Esta ação vai decorrer no dia 10 de setembro, e insere-se na candidatura da valorização dos Caminhos de Santiago que o Município está a desenvolver. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.   

 Com concentração marcada para as 08H30, na Fonte do Crasto, em Âncora, o percurso ‘Caminho da Natureza’ é de aproximadamente 10 km, apresenta um grau de dificuldade acessível e dirige-se a maiores de 16 anos de idade. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Os interessados deverão efetuar a respetiva inscrição até dia 8 de setembro, através do email: cultura@cm-caminha.pt   

 O percurso ‘Caminho da Natureza’ tem inicio em Âncora com passagem em Vila Praia de Âncora, Moledo e Caminha. Durante o trajeto, os caminheiros vão passar por alguns ícones do património histórico do Concelho de Caminha, como são os casos do Dólmen da Barrosa e Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, e da Torre do Relógio, em Caminha. Outros locais de passagem são a Ponte da Torre, em Âncora, e a Capela de Santo Isidoro, em Moledo, local onde tem uma das paisagens mais belas do concelho. 
  
 Esta ação visa a promoção, interpretação e valorização do legado patrimonial do Caminho de Santiago ao qual está intimamente ligada a riqueza dos recursos naturais e culturais de interesse turístico. De facto, o binómio cultura/natureza vai permitir ao peregrino a experiência e o contacto com a história local e a riqueza patrimonial, o que contribui para a notoriedade do Caminho Português da Costa; bem como, funciona como mais um fator de atratividade de Caminha suscetível de atrair e fomentar o turismo em épocas menos procuradas.   

 Recorda-se que a valorização do Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa é uma das apostas da Câmara Municipal de Caminha. Para tal, está a executar uma candidatura cujo investimento é de 236.526,10 €, montante financiado em 85% pelo Norte 2020 (FEDER). A candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” tem como objetivos: a valorização e reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação e produto turístico; dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações a Santiago de Compostela fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios abrangidos; contribuir para o desenvolvimento de produtos estratégicos para esta região que permitam complementar a oferta existente e ainda promover a colaboração intermunicipal materializada na conceção, gestão e implementação de um projeto de natureza cultural, ambiental e turística.

Ningún comentario:

Publicar un comentario