4 de ago. de 2017

ARCOS DE VALDEVEZ

Festas de Nossa Senhora da Lapa 
Festas concelhias de 6 a 13 de agosto



María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Música popular, rusgas, cantares ao desafio,serenata do rio, tradições, costumes, parte religiosa, gastronomia, e muitas outras atividades vão preencher as Festas do Concelho 2017, promovidas pela Câmara Municipal e Associação de Festas Folia.  

 As Festas Concelhias – as Festas de Nossa Senhora da Lapa, decorrem de 6 a 13 de agosto, altura em que a vila de Arcos de Valdevez pretende reviver a tradição de meados do século passado, valorizando o património cultural e dar relevo às raízes arcuenses.  

 O entusiasmo do povo, o folclore, os cantares ao desafio, as rusgas, a banda de música e os bombos espalham-se pelas ruas, tornando as Festas num acontecimento inesquecível, que faz vibrar o concelho e a gente. 



 Muitos são os motivos que enchem de cor, brilho e vivacidade as festas do concelho, como o cortejo etnográfico com os usos e costumes das freguesias, a espetacular sessão de fogo-de-artifício que ilumina todo o Vale do Vez, a grandiosa procissão e a maravilhosa Festa do Rio com os barcos alegóricos. 


 Os dias 11, 12 e 13 são os dias fortes das festividades e atraem milhares de arcuenses e forasteiros às ruas da vila, que aproveitam a ocasião para, noite fora, cantarem e dançarem nas rodas de tocadores, ao som das concertinas, bombos e outros instrumentos tradicionais. 

 No sábado as ruas enchem para assistir, durante a tarde, ao Cortejo Etnográfico, momento em que as tradições e costumes de Arcos de Valdevez são trazidos à memória pelas Freguesias e Associações do concelho, e à noite para com as rusgas desfilar e cantar à desgarrada. 


 O domingo, dia 13, é dedicado à Eucaristia e à solene Procissão, a qual conta todos os anos com o envolvimento e colaboração das freguesias do concelho através dos seus santos mais representativos. Ao início da noite, ocorrerá a grande Festa/Serenata do Rio, este ano dedicada à “Diáspora Arcuense”, uma forma de homenagear a comunidade emigrante que teve de deixar a sua terra natal em busca de uma vida melhor.  

 A encerrar a festa, um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espetáculos de explosões de luz e cor do gigantesco fogo-de-artifício. 

 As tradições religiosas, o folclore, a etnografia, o fogo-de-artifício, os espetáculos, são alguns dos ingredientes que caraterizam estas manifestações populares genuínas que resistiram ao passar do tempo, tornando-se cada vez mais apreciadas. 

 Venha visitar Arcos de Valdevez Onde Portugal se Fez e reviva as tradições e cultura das nossas gentes. Desfrute da nossa gastronomia, beleza natural e bom acolhimento! 

 Estamos a uma hora do Porto e Vigo e a meia hora de Braga. 

Programa

06 e 07 de Agosto
22h00 Festivais Folclóricos
        
08 de Agosto
22h00 Festa do Emigrante  

09 de Agosto
20h00  Funk You Band
23h00  Baile Conjunto Curtisom  

10 de Agosto
22h00 Concerto de Verão pela Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez
23h30 Grupo Musical Carlos Ribeiro e José Figueiras (SIC – Internacional)  
00h30  Festival Ínsua do Vez

11 de Agosto
22h00 Cantares ao Desafio
23h30 Festa do 29º Aniversário da Rádio Valdevez
00h30 Festival Ínsua do Vez

12 de Agosto
11h00 21º Malha - Malha de Bombos
17h00 Cortejo Etnográfico
22h00 Festa das Rusgas  
00h30 Festival Ínsua do Vez

13 de Agosto      
17h00 Eucaristia em Honra de Nª Sr.ª da Lapa
18h00 Solene Procissão em Honra de Nª Sr.ª da Lapa
23h00 Festa do Rio com Barcos Alegóricos
         “Diáspora Arcuense”
23h30  Baile grupo Zézé fernandes
00h30  Festival Ínsua do Vez

Mais informações em: www.cmav.pt

Ningún comentario:

Publicar un comentario