19 de xul. de 2017

ARCOS DE VALDEVEZ

Sistelo é finalista do concurso "7 Maravilhas de Portugal - Aldeias" 

O passado domingo foi dia de festa para o concelho arcuense que viu a aldeia de Sistelo ser apurada para a final do concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria aldeias rurais


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 O passado domingo foi dia de festa para o concelho arcuense que viu a aldeia de Sistelo ser apurada para a final do concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria aldeias rurais. 

 Nesta gala da escolha das duas finalistas decorrida em Paderne, no Algarve, estavam também a concurso Paderne (Algarve), a outra finalista, Alegrete (Portalegre), Cachopo, (Tavira), Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Santana/Madeira) e Manhouce (São Pedro do Sul). 

 A cerimónia foi transmitida pela RTP1 e RTP Internacional, tendo sido Sistelo a única na categoria Aldeia Rural, a representar o Norte de Portugal. 

 A 27 de agosto a RTP transmite um programa com as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), dando início a uma semana inteira de votação até ao domingo seguinte. 

 No dia 3 de Setembro, Sistelo precisa de si para ser declarada oficialmente uma das 7 Maravilhas de Portugal®. 

 O presidente da Câmara Municipal agradeceu o apoio de todos os que contribuíram para que esta seleção se tivesse torado realidade, tendo deixado uma mensagem na sua página do Facebook, mal terminou o programa: “Obrigado a todos. Parabéns Sistelo. Vamos em Frente Arcos de Valdevez onde Portugal se fez.” 

 A candidatura de Sistelo é apadrinhada pelo fadista Marco Rodrigues, também ele fortemente ligado familiarmente e por vivência a Arcos de Valdevez, sendo hoje uma das vozes de referência do género maior da música portuguesa. Marco já gravou 5 álbuns, que contaram com a participação de vozes como Mafalda Arnauth ou Carlos do Carmo, e prepara novo trabalho que tem já single promocional, intitulado “Fado do Cobarde”.  

 Esta distinção trará ainda maior destaque e popularidade a Sistelo, algo que a povoação vem conhecendo de forma crescente sobretudo a partir do importante processo de classificação nacional como Paisagem Cultural/Monumento Nacional, em fase final de reconhecimento pelo Ministério da Cultura, e será também uma mais-valia na promoção turística, desenvolvimento económico e fixação de população. 

Ningún comentario: