7 de xuño de 2017

VILA PRAIA DE ÂNCORA

CÂMARA DE CAMINHA HOMENAGEIA FRANCISCO SAMPAIO NO FORTE DA LAGARTEIRA

Exposição ‘Francisco Sampaio – 80 anos’ é inaugurada hoje à noite em Vila Praia de Âncora

Francisco Sampaio e Miguel Alves
Foto: C.M.C.

Infogauda / Vila Praia de Âncora

 Aberto ao público há cerca de uma semana, o Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, vai acolher a exposição ‘Francisco Sampaio – 80 anos’. Trata-se de uma homenagem a um dos grandes impulsionadores do turismo do concelho e de toda a região do Alto Minho. A inauguração está agendada para hoje, dia 7 de junho, dia em que Francisco Sampaio comemora 80 anos, pelas 21H30.   

 Detentor de um curriculum invejável, Francisco Sampaio dedicou a sua vida ao turismo. Tem mais de quatro dezenas de obras publicadas nas áreas da sociologia e do turismo e viu o seu mérito reconhecido cerca de duas dezenas de vezes. Com provas dadas no associativismo, foi diretor artístico e maestro do Grupo Coral do Orfeão de Vila Praia de Âncora, presidente da direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, fundador do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, presidente da Assembleia Geral do Centro Cultural e Social de Vila Praia de Âncora e presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Bonança.   

 Foi ainda presidente da Assembleia Municipal de Caminha e um grande impulsionador do desenvolvimento de produtos turísticos na região do Alto Minho, como por exemplo os Caminhos de Santiago, a Rota do Românico da Ribeira Minho, o artesanato, a gastronomia e vinhos e ainda teve um papel ativo na recuperação e remodelação do património, como foi o caso do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.   

 A exposição de homenagem a Francisco Sampaio que inaugura amanhã foi anunciada por Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, na cerimónia de abertura do Forte da Lagarteira: “vamos homenagear o Dr. Francisco Sampaio, uma personalidade de Vila Praia de Âncora, um homem ligado ao turismo, mas também à cultura, ao associativismo em geral e à politica. É uma exposição simples, mas que comemora os seus 80 anos aqui neste espaço, honrando também o primeiro momento expositivo do Forte da Lagarteira”.  

 A mostra é composta por 14 painéis que ilustram os 80 anos de vida de Francisco Sampaio: carreira académica e pedagógica; carreira científica e profissional; condecorações; obras publicadas; associativismo; desenvolvimento de produtos turísticos na região do Alto Minho; remodelação do património e ‘momentos da minha vida’.   

 A exposição ‘Francisco Sampaio – 80 anos’ pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.   

 Recorda-se que o Forte da Lagarteira abriu ao público no passado dia 1 de junho, numa cerimónia que ficou marcada pela apresentação do programa ‘Vila Praia – Âncora de Emoções’, com dezenas de iniciativas e eventos que prestigiam a Vila e o Concelho e potenciam a economia local e o turismo.

Ningún comentario:

Publicar un comentario