25 de xuño de 2017

CAMINHA

SECRETÁRIA DE ESTADO EM CAMINHA PARA O ARRANQUE DA OBRA DE REVITALIZAÇÃO DA FRENTE RIBEIRINHA – CAIS DOS PESCADORES 

Auto de Consignação da empreitada é assinado segunda-feira, pelas 11H00, no Cais de Caminha

Frente ribeirinha e cais dos pescadores

Infogauda / Caminha

 A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, estará na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, em Caminha, para participar na cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada “Requalificação do Cais dos Pescadores”, que terá lugar pelas 11H00, no Cais de Caminha.   

 Com este ato arranca formalmente uma das obras mais ansiadas do concelho, orçada em cerca de um milhão de euros, e que há muitos anos era reivindicada pela classe piscatória de Caminha, que finalmente terá condições dignas e de segurança para realizar o seu árduo trabalho. Esta é também uma intervenção fulcral para o turismo e para a imagem da Vila de Caminha e de todo o concelho.   

 Conforme informámos recentemente, a obra de “Revitalização da Frente Ribeirinha de Caminha - Cais dos Pescadores”, foi preparada em diálogo com a autoridade marítima, os pescadores e a Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e a Polis Litoral Norte. Há dias, e com a obra já adjudicada, foi também realizada uma reunião de trabalho entre a Câmara Municipal, empreiteiro, Junta e Freguesia de Caminha e Vilarelho, Polis Litoral Norte e pescadores, para discutir alguns pormenores e preparar a montagem do estaleiro.   

 Recorde-se que o projeto foi executado em 2015, em colaboração com o Comandante do Porto de Caminha e com a Associação dos Pescadores do Rio e Mar. A candidatura de “Requalificação e Revitalização da Frente Ribeirinha de Caminha - Cais dos Pescadores”, um investimento financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 em 75%, foi posteriormente formalizada e aprovada. Havia já uma intervenção assegurada, em sede de Orçamento Participativo, mas conseguiu-se ir muito mais longe.   

 Conforme referiu o presidente da Câmara, Miguel Alves, “esta é uma vitória de toda a comunidade mas é, sobretudo, uma vitória dos pescadores que se mobilizaram para participar na elaboração do projeto do novo cais com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, a Polis Litoral Norte e a Capitania de Caminha (com o então comandante Gonzalez dos Paços) em primeiro lugar, e depois através da votação no Orçamento Participativo de Caminha, que permitiu encontrar uma primeira verba para podermos avançar com as obras. No concelho de Caminha o paradigma de intervenção mudou: agora os resultados não se ficam pelas imagens do powerpoint, agora os resultados são concretos e servem o interesse das pessoas. Esta será uma das grandes obras de Caminha em 2017".   

 Refira-se que esta é a primeira intervenção de fundo na marginal do concelho, em mais de três décadas, que vem beneficiar os pescadores. A obra vai ser realizada no quadro do Programa Operacional Mar 2020, que só foi operacionalizado pelo atual Governo, em 2016. A obra foi apresentada no início deste ano, quando já decorria o concurso público, em Caminha, numa cerimónia presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em que foi feita a apresentação pública das ações Mar 2020 da Polis Litoral Norte.  

PROGRAMA: 

11H00 – Visita à empreitada de Caminha, com assinatura do Auto de Consignação da Empreitada “Requalificação do Cais dos Pescadores, em Caminha” 

Local: Cais de Caminha     
Alinhamento: Assinatura do Auto de Consignação e intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal e da Sra. Secretária de Estado.

Ningún comentario:

Publicar un comentario