Caminha Doce abre portas às 18 horas
Caminha Doce - II Feira de Doçaria Tradicional e conventual arranca sexta-feira
Infogauda / Caminha
Arranca sexta-feira, dia 4 de Março, a II Feira de Doçaria Tradicional e Conventual 'Caminha Doce'. Este ano, o certame integra várias novidades, nomeadamente os concursos 'Máscaras na Rua' e 'Arte e Doces'. A 'Caminha Doce' decorre no Centro Histórico de Caminha e vai animar a vila até ao dia 8. A abertura oficial está agendada para as 18 horas.
Com destaque para a doçaria tradicional e conventual, nomeadamente a doçaria típica do concelho, o certame 'Caminha Doce' é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Caminha, cuja organização é da Ancoreventos, e conta ainda com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Depois do sucesso da primeira edição, a organização aumentou a fasquia e apostou num local diferente, em pleno casco histórico da vila, e em novas atracções.
Assim, na Largo Calouste Gulbenkian e no Largo Dr. Luís Fetal Carneiro vão ser colocadas duas grandes tendas para acolherem os mais de 30 expositores de doces, oriundos de todo o país, e mais de uma dezena de artesãos. Como atracções, este ano a 'Caminha Doce' conta com a exposição de Bolos Artísticos, resultante do concurso "Arte e Doces" e com as Máscaras na Rua e, muita animação associada à doçaria e ao Carnaval.
Relativamente à exposição Bolos Artísticos, alusivo à temática Carnaval, a concurso estão as pastelarias do concelho "Riviera", "Caminhense", "Docelândia" e "Camipão", a Escola Tecnológica e Artística Profissional de Vila Praia de Âncora e a Escola de Hotelaria de Viana do Castelo. No que respeita ao concurso 'Máscaras na Rua' estarão a concorrer várias escolas do concelho de Caminha.
Ainda no capítulo da animação, os mais novos não foram esquecidos. A organização preparou os 'Momentos Carnavalescos', que são ateliers com actividades lúdicas, de expressão plástica, motora e dramática; sessões de cinema infantil e, ainda, terão à disposição um parque insuflável.
Assim, e durante 5 dias, os caminhenses e forasteiros poderão adoçar a boca com as mais variadas iguarias, desde a doçaria tradicional à conventual, com destaque para a doçaria local, onde os Caminhenses e os Mocas ocuparão lugar de destaque.
Além dos doces, ainda vai ser possível apreciar compotas, chocolate, mel, frutos secos doces e licores.
O Município vai ainda associar o património ligado às artes aos ofícios tradicionais, como forma de afirmação da identidade cultural dos caminhenses.
A 'Caminha Doce' é a proposta que a Câmara tem para atrair visitantes no fim-de-semana de carnaval à vila histórica de Caminha.
Ningún comentario:
Publicar un comentario