2 de nov. de 2025

CAMINHA

O Space Festival 2025 está quase a chegar a Caminha

14 novembro (sexta-feira),  21h30 

Valadares, Teatro Municipal de Caminha 


TellKujira é um quarteto vanguardista, composto pelos italianos Ambra Chiara Michelangeli, Francesco Diodati, Stefano Calderano e Francesco Guerri

Foto: Ariele Monti

Infogauda / Caminha

TellKujira

[concerto]

 TellKujira é um quarteto vanguardista, estilisticamente apátrida e por vezes hipnótico, composto pelos italianos Ambra Chiara Michelangeli, Francesco Diodati, Stefano Calderano e Francesco Guerri. Nasceu em 2020 como um quarteto de câmara “imperfeito”, com duas guitarras elétricas em vez de violinos. A sua música move-se entre a contemporânea, a eletrónica, o art rock e o free jazz, recorrendo a uma metodologia de escrita coletiva que deriva diretamente das suas sessões de improvisação.

 O segundo álbum dos TellKujira, La Lucha Es Un Poema Colectivo, foi lançado em outubro pela SuperPang Records. O processo de criação deste álbum foi fortemente influenciado por uma residência artística em Paris, no final de 2023, durante a qual o grupo se viu rodeado por protestos e greves de trabalhadores no Centro Georges Pompidou. A tensão entre o ato de criar e as lutas sociais que aconteciam à sua volta marcou profundamente a banda, que absorveu essa atmosfera de resistência coletiva como motor criativo para este trabalho.

Ambra Chiara Michelangeli – Viola de Arco / Viola

Francesco Diodati – Guitarra

Francesco Guerri – Violoncelo

Stefano Calderano – Guitarra

Francesco Diodati

 Francesco Diodati, compositor e improvisador italiano, desenvolveu ao longo dos anos um estilo multifacetado, recorrendo a uma exploração musical sem fronteiras. É através da investigação das complexidades rítmicas e dos mergulhos em sons acústicos e eletrónicos desconhecidos que Francesco tem criado o seu percurso musical. Com diversas colaborações no currículo, destaca-se Oliphantre, Yellow Squeeds, MAT, Floors, julien Pontviianne Abhra. Entre 2011 e 2016 fez também parte de um projeto internacional ambicioso, Myanmarmeetseurope, o projeto que o levou até Myanmar com músicos de diversos pontos da Europa, com o objetivo de combinar a improvisação e o folclore birmanês.

Francesco Guerri

 Francesco Guerri é um violoncelista e compositor italiano. Com formação pelo Conservatório de Música B. Maderna em Cesena, é na improvisação, electroacústica e rock que tem feito carreira. Com um percurso que conta com colaborações com vários artistas, como Tristan Honsinger, Carla Bozulich, Jessica Moss, Nicola Guazzaloca, entre outros, apresenta também um forte repertório a solo, com performances em diversos festivais (Roma Europa Festival, Sudtirol Jazz Festival, Moers Festival, entre outros).

Stefano Calderano

 Stefano Calderano, guitarrista, designer de som, improvisador e compositor italiano. Desde a formação no Conservatório de Santa Cecilia em Roma até ao diploma em Humanidades pela Universidade de La Sapienza em Roma, Stefano tem criado o seu percurso pela música e pela curadoria. Tendo colaborado com diversos artistas e projetos, destaca-se McCorman, She She’s Analog, Francesco Ziello, Carmine Casciello, e ainda o colectivo multidisciplinar Open Cluster. Calderano é também presença assídua nos festivais de jazz italianos.

 O Space Festival define-se como “um convite a descobrir artistas que se dedicam à música experimental e improvisada em salas e territórios diferentes dos habituais. A cada ano, o festival propõe um percurso itinerante que promove a circulação deste género de música fora dos grandes centros urbanos. De 7 a 16 de novembro, o festival volta à estrada com concertos, performances, workshops e outras atividades dirigidas ao público em geral, famílias e escolas”.

Ningún comentario:

Publicar un comentario