Festas de Nossa Senhora da Lapa regressam de 2 a 10 de agosto
• Uma semana de fé, cultura, tradição e reencontros
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
As Festas de Nossa Senhora da Lapa regressam a Arcos de Valdevez, de 2 a 10 de agosto, com uma programação marcada por tradição, cultura, devoção religiosa e animação popular. Consideradas o ponto alto do calendário festivo local, reúnem milhares de visitantes, turistas e emigrantes.
Organizadas pela Associação Folia, com o apoio da Câmara Municipal, as festividades prolongam-se por nove dias e incluem eventos religiosos, musicais, culturais e populares, destacando-se como uma celebração de grande significado comunitário.
Além das celebrações religiosas — como a Eucaristia e a Procissão Solene — o programa conta com Rusgas Populares (2 ago); Festival Folclórico “Terras de Valdevez” (3 ago); Cantares ao Desafio e Curtisom (4 ago); Dia do Emigrante, com o Festival da Diáspora e Ympério Show (5 ago); Festival Internacional “O Mundo a Dançar” e Kalhambeque (6 ago); Concurso Agrícola, Calema, Show Band; Cortejo Etnográfico e Carlos Rodrigues (8 ago); Bombos, Malha-Malha, Festa do Rio com barcos alegóricos (9 ago); Encerramento com Banda Musical, Zézé Fernandes e Espetáculo Piromusical (10 ago). O programa contempla também o Ínsua do Vez nos dias 7, 8, 9 e 10 de agosto, no Ecoparque do Vez.
As festas celebram os laços afetivos entre os arcuenses de cá e da diáspora, preservando a memória coletiva e valorizando o património cultural. Um evento que alia tradição e modernidade, proporcionando momentos inesquecíveis para todas as gerações.
Consulte o programa completo em www.cmav.pt
Ningún comentario:
Publicar un comentario