3 de feb. de 2025

VALENÇA DO MINHO

Valença aposta na qualificação da Oferta Turística da Fortaleza  

  

O Município de Valença e o Turismo de Portugal assinaram o contrato de apoio "Linha +Interior Turismo", para a Fortaleza de Valença
Foto: C.M. V. do M.

Vitor Salvador / Valença do Minho

 O Município de Valença e o Turismo de Portugal assinaram o contrato de apoio "Linha +Interior Turismo", para a Fortaleza de Valença, no valor de 445 619,08 euros, em 31 de janeiro. 

 Este financiamento pretende reforçar e qualificar a oferta de turismo patrimonial do conjunto histórico da Fortaleza de Valença. 

 Entre as várias ações a desenvolver encontra-se a iluminação cénica da face da Fortaleza virada para poente, com uma maior leitura do seu perfil, sobretudo para quem chega a Valença vindo da Galiza. A criação de kits de interpretação do património, do centro histórico, para pessoas com mobilidade reduzida é outra das ações programadas. Outro dos investimentos previstos é a criação de experiências de visitação imersivas nos espaços museológicos, da zona histórica, que permitam uma leitura e experiências de interação “mais autênticas” com o nosso património. Estão, ainda, programadas edições de material turístico em várias línguas. 

 A assinatura do contrato decorreu no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro de Machado, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins. 

 O apoio a Valença da Linha +Interior Turismo enquadra-se no projeto de “Consolidação e Densificação da Rota Temática das Fortalezas Abaluartadas da Raia de Valença, Almeida e Marvão” que tem por objetivo a qualificação da oferta turística sustentável, a diversificação do produto turístico e a criação de estratégias de promoção e programação integradas. 

 O financiamento será assegurado até 70% pela Linha +Interior Turismo e a restante verba ficará a cargo da Câmara Municipal de Valença.

Ningún comentario:

Publicar un comentario