15 de out. de 2024

CAMINHA

Concluída a primeira fase do Plano de Ação do Programa Radar Social


Foto: C.M.C.

Infogauda / Caminha

 O Conselho Local de Ação Social (CLAS) do concelho de Caminha aprovou, em reunião plenária de 27 de agosto de 2024, por unanimidade, o Diagnóstico Social do Concelho de Caminha 2024, documento elaborado de acordo com uma metodologia participativa que envolveu os vários agentes sociais locais e regionais.

 Concluída esta etapa, foi desenvolvido o trabalho de elaboração dos demais instrumentos de planeamento estratégico, Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Caminha 2024-2027 e Plano de Ação 2024, alicerçados numa lógica de responsabilidade partilhada dos diversos atores sociais, definem os eixos de intervenção estratégico para o horizonte temporal de 2024-2027 e as medidas/ações a executar.

 Estes documentos foram aprovados em reunião plenária do CLAS de Caminha realizada a 30 de setembro de 2024.

 Com a aprovação destes documentos, o Município de Caminha e as entidades parceiras que integram o CLAS de Caminha, passam a dispor de linhas de orientação estratégica para a tomada de decisões relativas a políticas e a projetos destinados a reforçar o desenvolvimento social do território.

 Na reunião do dia 30 de setembro de 2024, o CLAS de Caminha também emitiu parecer favorável em relação ao Plano de Ação do Programa Radar Social, sendo este implementado pela respetiva equipa técnica constituída por uma Socióloga e uma Gestora. Desta forma, viu-se concluída a primeira fase deste projeto, pelo que, dando cumprimento ao previsto no Plano de Ação, se iniciará o trabalho de identificação e referenciação social de âmbito municipal das famílias e das pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Este trabalho permitirá reforçar a ativação das respostas e a otimização dos recursos, trazendo maior eficácia à ação das entidades locais e concorrendo para a promoção da qualidade de vida da população do concelho.

Ningún comentario:

Publicar un comentario