ARTBEERFEST Caminha: já começou a peregrinação à “meca” portuguesa da cerveja
• 11 a 14 de julho, em Caminha
• 400 estilos de cerveja, 29 cervejeiras nacionais e 21 estrangeiras
• Cervejas da Suécia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Letónia, Finlândia, Inglaterra, Eslováquia, Alemanha, Hungria, Chéquia, Suíça, França, Espanha… e Portugal
Infogauda / Caminha
Entre 11 e 14 de julho está de volta a Caminha aquele que é considerado “o rei” dos festivais de cerveja nacionais… e que é uma das 3 maiores referências em cerveja artesanal da Europa… e eleito, em 2023, como Melhor Festival não musical da Península Ibérica.
A cosmopolita e charmosa Caminha, no Alto Minho, está engalanada para receber a 11ª edição do ArtBeerFest e os mais de 30.000 “peregrinos” que, a cada ano, inundam a foz do rio Minho numa celebração única, que, desde 2013, revoluciona a produção cervejeira moderna de Portugal.
O mundo em Caminha… e Portugal no mundo
Este ano, mais de 400 estilos de cerveja, de 29 cervejeiras nacionais e 21 estrangeiras fazem as delícias das provas.
A Suécia é a convidada especial de 2024. Com 5 das suas mais vanguardistas marcas é a estrela da edição… que conta também com cervejeiras da Islândia, Noruega, Dinamarca, Letónia, Finlândia, Inglaterra, Eslováquia, Alemanha, Hungria, Chéquia, Suíça, França e Espanha.
Mas, claro, o desfile traz as grandes marcas portuguesas com as suas novidades, numa amostra do melhor que se faz no nosso mercado e que – há que assumir - , em grande parte, deve a extraordinária forma que se vive no mercado ao ”fenómeno” Artebeerfest, que colocou Portugal na rota internacional da cerveja artesanal… e que conquistou para Caminha o estatuto de Meca dos grandes cervejeiros de planeta inteiro.
Entre as nacionais, referência especial para as artesanais e especiais da BROwers e da Seleção1927, um olhar novo das grandes cervejeiras nacionais para satisfazer a tendência de cervejas diferenciadas das ofertas correntes do mercado.
Mas há também micro e nano cervejeiras dos 4 cantos do país, numa amostra da paisagem irrequieta e criativa do movimento cervejeiro moderno português.
No início… é o barril!
O já tradicional e simbólico momento de abertura do barril, que dá o tiro de partida ao festival, está este ano a cargo da lisboeta Fermentage, será também a estreia de grande parte das novidades e tendências mundiais do mercado cervejeiro global.
E quanto ao futuro…
Na edição deste ano há ainda palco para uma das grandes tendências do momento: a “Newstalgia” – isto é, produzir novas cervejas baseadas no desejo de experimentar um sabor que nos é familiar, mas ainda assim, totalmente novo. O objetivo não é idealizar o passado, mas aproveitá-lo para criar um novo produto, relevante aqui e agora! E o ArtBeerFest, é o palco primordial para utilizado pelas cervejeiras para marcar essas tendências.
Novidades garantidas são também algumas raridades e homenagens ao ArtBeerFest, que as marcas produzem para trazer especialmente ao público caminhense. E várias são já conhecidas, da setubalense Ophiussa Extravaganza, à “Caminha é Minha”, da Dois Corvos, ou uma autêntica peça de arte cervejeira da sueca Pomologik, uma fermentação mista de cerveja e sidra de maçã, envelhecida durante um ano numa preciosa barrica de Vinho de Carcavelos DOP.
Como tendência actual do mercado de consumo global, o festival terá as Lager Pils em grande dinâmica, e aqui a organização destaca a YODL uma produção colaborativa entre o projecto caminhense MØMBrewers e a Sueca Hyllie de Malmöe, uma Dark Lager optima para acompanhar com gastronomia portuguesa. Imperial Stouts especiadas e frutadas, da Nerd Brewing, ou cervejas com massiva polpa de fruta a cair bem para o verão da Elmeleven, são o apanágio do potencial da criatividade cervejeira.
Convidadas especiais da área “Clássicas e Históricas”, a família bávara da Ayinger Privatbrauerei e a Budvar um património colectivo do Estado da Chéquia, para que o publico perceba a idade secular da cerveja.
O workshop da Ayinger Privatbrauerei no deslumbrante Teatro Valadares - um dos pontos altos da programação - está esgotado desde a primeira hora, e revela o interesse crescente dos consumidores por aprender mais sobre cerveja.
A comida e o conforto
Como nem só de cerveja se faz um festival, a gastronomia assume também um papel incontornável da harmonia degustativa com a cerveja. E aqui, a organização convida o visitante a mergulhar na excelente oferta da restauração de Caminha, única e de enorme tradição. Mas, para corresponder às expectativas dos muitos milhares de peregrinos, volta a estar garantido um leque de comidas de rua capaz de encher as medidas aos mais exigentes e a combinar com os diversos estilos cervejeiros presentes… tudo em torno da icónica praça do Terreiro.
A Música e a meia-noite mais importante do ano.
Se esta harmonia cerveja-comida é perfeita, a animação é a ”cereja em cima do bolo” deste festival. Estes momentos estão entregues a bandas mobilizadoras como os já obrigatórios Farra Fanfarra – com atuações exclusivas para esta edição… como fizeram nas 10 anteriores; os Simply Rockers Sound System, a exuberância das arruadas dos Festicultores, a Fanfarra da Vizinha, Nomadesh ou Mau Olhado.
Mas também há DJ’s no cartaz. Nos pratos irrequietos e no som que paira pela zona histórica, o bom gosto dos botadores de discos e melómanos como Ricardo Beja (a fusão com assinatura Phephz, Carlos Fontoura (da “velha guarda”), o refresco de Maria Vai Com As Outras, o electro-vibe chill do pôr do sol com Iddu Colective, Aquela e o Outro. E, finalmente, o rock pop puro dos clássicos vibrantes de décadas com Mosca Aka Nuno para a “meia noite Caminhense” a passagem de ano do verão e símbolo de referência do ArtBeerFest Caminha a cada edição, onde as praças abarrotadas de júbilo se fundem no momento de glória.
Arte & correrias… mas com hidratação garantida
Lateralmente e quando a cerveja está em repouso, mais duas sugestões imperdíveis:
• um passeio pela vila em torno do da iniciativa ArtVibe Caminha, com exposições de artistas plásticos de todo o mundo, incluindo a exposição em grande escala dos posters originais das 11 edições do festival da autoria de vários designers;
• E claro, a inevitável e divertida 7ª edição da Mikkeller World Beer Run, uma prova em que correr e caminhar dá direito a uma cerveja, pelo belíssimo percurso de 10 km pelas margens do estuário do Rio Minho.
Modelo do festival
O acesso e circulação no recinto é livre! Estamos no centro da vila, em plena zona histórica!
Para provar e degustar as cervejas, basta adquirir o acesso à experiência ArtBeerFest, por 4€, que inclui a oferta do copo oficial da 11ª edição, que foi desenhado pelo designer portuense HAGA e se revela a lembrança ideal para amantes de cerveja e colecionadores.
Este ano, as cervejas são pagas directamente em cada cervejeiro, com o cartão bancário, MBway ou através das aplicações cashless em utilização.
Para quem preferir, nas caixas centrais, existe a possibilidade de fazer carregamentos em efectivo (cash) em cartão próprio do festival. As habituais fichas ou tokens são assim substituídas por uma solução mais moderna e mais prática.
As cervejas têm um valor a partir dos 2,5€ com valores médios de 4€/4,5€.
…e mais, como sempre!
A organização e o promotor, implementam um modelo de boas práticas de utilização, sustentabilidade ambiental e tratamento de resíduos em todo o perímetro da zona histórica.
Da mesma forma, recomendam - activamente e em toda a área do festival - o equilíbrio e a moderação do consumo de álcool.
O festival recomenda também o acesso em bicicleta, propondo a utilização da excelente ciclovia da região e disponibilizando um parque especificamente montado para guarda das bicicletas.
O ArtBeerFest é um evento Pet Friendly
Uma marca que gera tendências… e gera valor económico.
Com uma mensagem de renovação que vira o primeiro ciclo de 10 anos, a organização tem os olhos postos no futuro deste evento, o marco histórico que representa o sector da cerveja nacional, para dar passos mais ambiciosos.
A procura de novos públicos e a consolidação da marca ArtBeerFest Caminha no imaginário dos melhores festivais de cerveja do mundo, são a estratégia desenhada para a próxima década do evento.
Animação redobrada e investimento no marketing e comunicação internacional para atrair a Caminha um turismo de grande qualidade, criando melhores condições de sustentabilidade económica para o território, são os objectivos fundamentais da parceria comum entre a OG&ASSOCIADOS organizador, e o Município de Caminha como promotor.
Já em 2024, foi publicado um estudo independente pela Universidade de Trás-Os-Montes e pelo Politécnico de Viana do Castelo, em que o resultado da pesquisa mostra o impacto positivo no concelho, com uma injeção à economia local de mais de 6 milhões de euros na semana do evento. Outro estudo académico em curso revela o consistente impacto que a marca gera nos meios e canais internacionais da cultura cervejeira, e o retorno tangível e intangível que traz a Caminha e região.
SOBRE A OG&ASSOCIADOS
A OG&ASSOCIADOS é uma empresa de produção de eventos portuguesa, que se destaca no apoio e na dinamização do sector da cerveja artesanal no país, liderando de forma incontestável a organização de festivais temáticos.
Em 2013, surpreende todos com a organização do ARTBEERFEST em Caminha – fora dos ‘previsíveis’ centros urbanos - num momento em que praticamente não havia produção nacional e em que mal se ouvia falar do tema por cá. Desde esse momento fundador, a OG&ASSOCIADOS não tem parado de dar nas vistas e de se fazer notar, tanto no país como no estrangeiro, sendo cada vez mais olhada como um parceiro a ter em conta, sobretudo na Europa.
Depois de ter ousado posicionar o ARTBEERFEST de Caminha como a Meca da cerveja artesanal em Portugal e um dos locais de ‘romaria’ obrigatória para quem, na Europa, acompanha de perto a atividade, a empresa volta a ousar e está agora por detrás de vários festivais de cerveja artesanal noutros pontos do país... incluindo o Aveiro Craft Beer Fest.
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