16 de nov. de 2023

ARCOS DE VALDEVEZ

Livro de poesia “Paleta de Sonhos” de Adriana Figueiredo, apresentado na Biblioteca Municipal  


Adriana Figueiredo na apresentação do seu primeiro livro: “Paleta de Sonhos”
Foto: C.M. A. de V.


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Decorreu, no passado dia 11 de novembro na Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, a sessão de apresentação do primeiro livro - “Paleta de Sonhos” -da autora Adriana Figueiredo. 

 O livro, constitui uma seleção de poemas que a autora tem escrito ao longo dos anos, e com especial incidência nos anos da pandemia.   

 Na sessão estiveram presentes em representação da autarquia, Nuno Soares, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e três amigos de longa data da autora, os docentes Gabriela Menezes, Lúcia Ribeiro e Renato Ferreira. A este último coube a responsabilidade de apresentar a autora e o livro, escrutinando nos poemas contidos no livro as mensagens profundas que perduram para lá de uma primeira leitura: “a mensagem que está em cada poema vai além do que à primeira vista nos é apresentado, pela sua extrema sensibilidade e ternura”.  

 A autora consegue prender o leitor através das viagens que pinta com tonalidades diversas que fazem deste, um livro perfeito para conhecer o seu mundo interior. 

 Adriana Figueiredo é natural de Peso da Régua, cresceu na cidade da Maia onde viveu até iniciar o percurso profissional. Tendo como Formação o Curso de Pintura pela Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis do Porto, e frequência de Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, dedicou a vida ao ensino sendo Professora de Educação Visual em várias Escolas. 

 No entanto sempre teve como duas grandes paixões a pintura e a escrita em forma de poesia. Embora o seu percurso profissional fosse dedicado ao ensino, que abraçou com entusiasmo, sempre usou a escrita como forma de refúgio para guardar todas as emoções (e batalhas) que a vida se lhe foi deparando. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario