Município arranca com testes a micro-ondas ‘amigo’ dos seniores
• Em toda a Europa, apenas o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foram aceites neste projeto inédito
Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira
Vinte e cinco seniores do concelho de Vila Nova de Cerveira estão a participar ativamente na primeira fase de testes do projeto europeu PREPARIO, que apresenta uma preparação conectada e automatizada de alimentos apoiada por um forno de micro-ondas revolucionário, assegurando a melhoria da qualidade de vida e da autonomia. A reação dos utentes a este tipo de solução será partilhada, anonimamente, numa plataforma digital, por forma a contribuir para que o mecanismo seja o mais adequado possível em função das reais necessidades.
Em toda a Europa, apenas o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foram aceites neste projeto inédito de testagem do forno de micro-ondas ‘amigo’ dos idosos, com tecnologia das empresas dinamarquesas e austríacas envolvidas. O objetivo é evitar processos de aquecimento ineficientes, que podem deteriorar a experiência alimentar aos utentes, como também aumentar os riscos de desnutrição quando as refeições são degradadas e/ou não são consumidas.
A solução PREPARIO para reaquecimento automatizado de refeições confecionadas entregues ao domicílio consiste num forno de micro-ondas que utiliza uma nova tecnologia de deteção de temperatura. Pela primeira vez, a temperatura da comida é medida durante o aquecimento por micro-ondas e usada para o controlar de forma totalmente automatizada, permitindo um resultado programado e consistente.
Um assistente de voz digital, amigável ao usuário e adaptado para idosos, dará voz ao forno de micro-ondas, servindo como feedback acústico e podendo, por exemplo, lembrar que a refeição está pronta. Dados anónimos do processo de preparação de refeições são armazenados na “cloud” e usados para estruturar relatórios e alertas úteis para prestadores de cuidados e serviços de alimentação, permitindo assistência oportuna e crítica.
Nesta fase de testes, que está a decorrer até final de abril, os usuários são desafiados a avaliar se a interface do forno de micro-ondas é intuitiva, se a temperatura da comida é satisfatória e se a sonda de temperatura sem fio é facilmente manuseável.
Com um investimento de 1.2ME, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o projeto europeu PREPARIO - Connected and Automated Food Preparation Platform, enquadrado no Programa AAL - Active Assisted Living Programme, conta com coordenação de Senserna (Dinamarca), e como parceiros Exthex GmbH (Áustria), Joanneum Research (Áustria), Det Danske Madhus A/S (Dinamarca), o Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal). Mais informações em: http://www.aal-europe.eu/
Ningún comentario:
Publicar un comentario