25 de xan. de 2023

VILA PRAIA DE ÂNCORA (CAMINHA)

Já começou a obra na antiga escola de Vilarinho que vai criar Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

 Em Vila Praia de Âncora, velha escola “renasce” como importante equipamento social. Imóvel foi cedido pela Câmara à APPACDM e o investimento na empreitada supera os 666 mil euros.  


O imóvel foi cedido pela Câmara Municipal à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)

Foto: C.M.C.


Infogauda / Vila Praia de Âncora (Caminha)

 A obra do futuro Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), em Vila Praia de Âncora, com um prazo de execução de 24 meses, já está no terreno e vai dar nova vida à antiga Escola de Vilarinho. O imóvel foi cedido pela Câmara Municipal à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, permitindo assim criar uma nova valência no concelho. O investimento nesta empreitada, superior a 666 mil euros, vai também criar mais de uma dezena de postos de trabalho. 

 Para o Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, que ontem esteve no local para acompanhar os primeiros trabalhos, “é um orgulho voltarmos a dar vida à antiga escola de Vilarinho, com uma valência estruturante e muito necessária para o nosso território”. 

 Esta é, ao mesmo tempo, uma forma de valorizar o património, recuperando um imóvel que estava fechado e degradado, sem qualquer utilidade, captando um vultuoso investimento para a freguesia de Vila Praia de Âncora e para o concelho de Caminha, como sublinhou ainda Rui Lages. 

 Abre-se agora um novo capítulo para a velha escola e para o concelho, dando razão à Câmara Municipal, que defendeu e concretizou a cedência do imóvel, embora nem sempre a decisão tenha sido compreendida, sobretudo em termos políticos. 

 O investimento é financiado através do programa PARES 3.0 em 557.720,00 euros, sendo o valor da empreitada de 666.107,44 euros. A obra vem, como referimos, requalificar um imóvel que estava devoluto e degradado, colocando-o ao serviço da população e das famílias de pessoas com deficiência mental, colmatando também uma lacuna no concelho. 

 O futuro CACI - Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão terá, em Vila Praia de Âncora, capacidade para 30 utentes e vai criar 12 postos de trabalho.

Ningún comentario:

Publicar un comentario