27 de set. de 2022

ARCOS DE VALDEVEZ

Festa da Solidariedade envolveu IPSS’s do concelho em momento de grande confraternização 


A Câmara Municipal realizou um convívio, no Centro de Exposições, reunindo crianças e idosos de várias instituições sociais
Foto: C.M.A. de V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Arcos de Valdevez associou-se à realização da 15ª edição da Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo, delineando um programa bastante rico e dinâmico que envolveu todas as IPSS’s do concelho. 

 A Câmara Municipal realizou um convívio, no Centro de Exposições, reunindo crianças e idosos de várias instituições sociais, proporcionando momentos de alegria e confraternização, através de um conjunto de atividades recreativas, culturais e musicais. No momento de abertura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, a vereadora da Ação Social Belmira Reis, o Presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Padre Lino da Silva Maia, a Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, Filomena Araújo, e todas as IPSS´s do concelho. 

 O autarca agradeceu a todas as IPSS´s presentes o facto de terem aceitado o convite para participarem neste convívio, contribuindo assim, para que os seus utentes tivessem um dia diferente, com vários momentos de lazer e convívio. 

 Destacou também a importante relação de cooperação que existe entre a autarquia e as IPSS´s, assim como o papel da rede social do concelho junto da população mais desfavorecida, através das inúmeras respostas sociais dão. “As IPSS’s são, nos dias de hoje, um pilar fundamental na implementação das políticas sociais”, reforçou.  

 O Presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Lino da Silva Maia e Filomena Araújo, Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, organizadores da iniciativa a nível distrital, agradeceram o forte envolvimento e empenho da Autarquia arcuense na organização desta iniciativa, lembrando igualmente a importância do trabalho das IPSS´s nas comunidades. O Presidente da CNIS referiu ainda que a “Festa da Solidariedade é uma oportunidade para se fazer o reconhecimento público das instituições de solidariedade e agradecer o envolvimento da comunidade na solução dos problemas humanos e na proteção social.” 

 Após este momento, deu-se início ao percurso com a Chama da Solidariedade até Ponte da Barca, procedendo-se à sua entrega aos representantes deste Município. 

 A 15ª edição da Festa da Solidariedade decorreu em Viana do Castelo. 

 Os autarcas, as IPSS´s e os utentes receberam a Chama da Solidariedade, cujo trajeto iniciou em Arcos de Valdevez e terminou dia 24 em Viana do Castelo. 

 A Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo pretendeu ser um momento de partilha e alegrias entre as IPSS e a comunidade, dar a conhecer o trabalho que as IPSS deste país desenvolvem e que, muitas vezes, não é do domínio público e muito menos da comunicação social.

Ningún comentario:

Publicar un comentario