31 de ago. de 2022

MOBILIDADE TRANSFRONTEIRIÇA

Autarcas do Alto Minho e Ourense (Galiza) reivindicam junto dos Governos a melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova 

Ato de assinatura de uma carta dirigida ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e ao presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, pelos autarcas dos dois lados da fronteira, representantes da CIM Alto Minho e da Deputación de Ourense    

Fotos: C.M.A. de V.



 María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Decorreu hoje, na fronteira da Madalena, o ato de assinatura de uma carta dirigida ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e ao presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, pelos autarcas dos dois lados da fronteira, representantes da CIM Alto Minho e da Deputación de Ourense, a reivindicar a execução pelos dois Governos, da melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova.  

 Os signatários desta missiva conjunta consideram que esta ligação deverá ser um desígnio dos dois Governos, pois é de extrema importância para a segurança rodoviária, o desenvolvimento social e económico e atratividade e competitividade desta região transfronteiriça. 


João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em um momento de sua intervenção

 Segundo João Manuel Esteves, “é necessário que se faça justiça às pessoas, aos territórios e à região em prol de uma maior coesão territorial, económica e social nesta região transfronteiriça”.   

 Os autarcas querem que “a concretização da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova seja realizada com brevidade, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência / Next Generation ou através de instrumentos de financiamento no contexto da cooperação transfronteiriça”. 

 Segundo os vários envolvidos, a melhoria desta infraestrutura transfronteiriça permitirá, “a mobilidade de bens, serviços e pessoas a menos de 30 minutos das principais redes rodoferroviárias de ligação a Madrid e ao centro da Europa, na sua ligação com a autoestrada A52 e a Linha de Alta Velocidade Madrid-Galiza, na estação de Ourense, que já está em funcionamento”. 

 A requalificação desta ligação é uma prioridade para os responsáveis políticos e dirigentes do movimento social e empresarial.  

 Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez “Esta é uma justa reivindicação da região, uma vez que a melhoria desta ligação terá um papel decisivo na fixação e atração de pessoas e investimentos e na valorização das potencialidades destes territórios.” 

Ningún comentario:

Publicar un comentario