9 de xul. de 2020

TURISMO

PRAIAS GALARDOADAS EM TODA A COSTA DA PÓVOA DE VARZIM 

· A cidade poveira mantém oito Bandeiras Azuis e sete Bandeiras “Praia Acessível – Praia para Todos!” na época balnear 2020 

As Bandeiras foram hasteadas esta manhã pela Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa
Imagem: C.M.P.V.


Infogauda / Póvoa de Varzim

 A Póvoa de Varzim mantém oito Bandeiras Azuis e sete Bandeiras “Praia Acessível – Praia para Todos!” na época balnear 2020. As Bandeiras foram hasteadas esta manhã pela Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa.  

 O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.   

 A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.   

 No nosso concelho, são oito as zonas balneares com Bandeira Azul: Barranha (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro); Lagoa  (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte  (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I  (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); Zona Urbana Sul II  (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca); Paimó e Fragosa.   

 Já a Bandeira que classifica as nossas zonas balneares como acessíveis, foi hasteada nas seguintes praias: Redonda-Leixão, Carvalhido, Verde, Lagoa, Fragosa, Esteiro e Paimó.  

 O Programa Praia Acessível – Praia para Todos! foi criado em 2004 e desenvolve-se no terreno desde 2005, no âmbito de uma parceria institucional, ao nível da Administração Central do Estado, que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente – APA, I.P. e o Turismo de Portugal, I.P..   

 Com este Programa pretende-se que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade. Saiba mais aqui.   

 A estes galardões acresce a comprovadíssima qualidade das águas balneares na Póvoa de Varzim, garantindo todas as condições para usufruir de uma época balnear em segurança no nosso concelho.

Ningún comentario:

Publicar un comentario