10 de xul. de 2020

PÓVOA DE VARZIM

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DEDICA AOS POVEIROS DISTINÇÃO RECEBIDA DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS 

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, foi homenageado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), com a imposição da Medalha da Cruz de S. Jorge
Imagem: C.M.P.V.


Infogauda / Póvoa de Varzim

 O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi, esta tarde, homenageado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, com a imposição da Medalha da Cruz de S. Jorge, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.  

 Aires Pereira começou por confessar que não estava preparado para este “dia especial” porque está “mais habituado a homenagear do que ser homenageado”.   

 No seu discurso, começou por agradecer a distinção que considerou “dirigida aos poveiros”, referindo que existe uma relação muito próxima entre a nossa comunidade e as Forças Armadas – Exército e Marinha –, “feita sobretudo de afeição”.   

 E a propósito desta proximidade, o autarca transmitiu que “há mais de um século, a Póvoa de Varzim lutou para acolher, bem no coração da cidade, uma unidade militar, que entre nós, geração após geração, foi sempre identificada como «o nosso Quartel». A Póvoa de Varzim tem, de facto, esta relação, secular, com as Forças Armadas: feita de afeição, de identificação, de cumplicidade, de total sintonia”.   

 O autarca reconhece mesmo que poucos “municípios portugueses podem orgulhar-se desta situação, de verdadeiro privilégio”, acrescentando que “se alguém deve estar reconhecido a outrem, é o município às Forças Armadas”. Assim sendo, considera-se “devedor” e garante que tudo fará para “saldar a dívida que, a título pessoal, hoje contraio”.   

 E sobre a relação futura com as Forças Armadas, o Presidente manifestou a intenção de que esta se mantenha estreita e profícua: “a Escola dos Serviços continuará a contar com o apoio da autarquia. A interação município/Escola dos Serviços é o caminho que queremos continuar a trilhar e a aprofundar”. Além disso, “A Póvoa de Varzim não deixará nunca de ser terra de mar e das atividades com ele relacionadas, nas vertentes da educação, da cultura, do desporto, do turismo e da gastronomia”.   

 Por último, referiu-se àquela que foi a primeira utilidade que os poveiros descobriram no seu mar: a pesca, garantindo que “nós não queremos um mar sem pescadores e sem pesca. A cidade perderia não apenas um segmento económico importante, perderia igualmente, um importante pilar identitário e cultural”.   

 O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas afirmou que “é sempre com sentimento de profundo respeito e de grande alegria” que visita a Póvoa de Varzim e hoje, “com particular satisfação” para homenagear o Presidente da Câmara “pelo seu relevante contributo para o cumprimento da missão das Forças Armadas”.   

 O Almirante António Silva Ribeiro constatou que o autarca “vem preservando e incentivando um excelente relacionamento institucional com as Forças Armadas Portuguesas, promovendo e apoiando atividades que reforçam o prestígio da instituição militar na região norte”. Referiu-se ainda à “excelente cooperação institucional com a Autoridade Marítima e a Marinha”, destacando o apoio concedido nas comemorações do Dia da Marinha, nesta cidade, em 2017, altura em que a Marinha assinalava 700 anos da sua criação formal. Fez questão ainda de salientar “o excelente relacionamento com a Escola dos Serviços do Exército com quem a autarquia tem desenvolvido uma colaboração abrangente e profícua”.   

 O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas reconheceu que a relação do Presidente com a instituição militar “tem sido sempre pautada por excelentes relações humanas sendo, consequentemente, um credor da estima, consideração e respeito dos militares que servem a Póvoa de Varzim”.   Neste sentido, o Almirante António Silva Ribeiro concluiu que “pela postura pautada pela permanente disponibilidade, excelente relacionamento e sempre empenhada colaboração fiz questão de reconhecer o relevante contributo de Vossa Excelência para o prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas, atribuindo-lhe a Cruz de S. Jorge, medalha privativa do Estado-Maior General que hoje tive o prazer de lhe impor. Estou convicto que continuará com a mesma dedicação a promover o fortalecimento da ligação da Póvoa com o mar e da relação do município e da região com as Forças Armadas”.

Ningún comentario:

Publicar un comentario