24 de xuño de 2020

ARCOS DE VALDEVEZ

Arcos de Valdevez assinala Recontro de Valdevez com iniciativa especial  

 María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 No próximo dia 2 de Julho, pelas 11h00 no Paço de Giela, o Município de Arcos de Valdevez realizará uma iniciativa que procura marcar a data da Recriação Histórica do Recontro de Valdevez de 1141, que se realiza anualmente no primeiro fim-de-semana de Julho neste Monumento Nacional, e que este ano, por razões de contexto da COVID-19, teve adiamento para o próximo ano. 

 O evento terá um primeiro momento simbólico de grande importância com a apresentação de uma estrutura de 2 por 6 metros, que reproduz, de forma adaptada, o grande painel de azulejos sobre o Recontro de Valdevez existente na Estação de S. Bento, no Porto, realizado no início do século XX pelo artista Jorge Colaço. A partir de 4 de Julho os visitantes do Paço de Giela são convidados a colocarem um “azulejo” de 15x15 cm sobre esse painel, criando essa noção de “reconstrução emotiva” da Recriação, num total de quase 500 peças que edificarão este verdadeiro “Pórtico do Tempo”, que ficará disponível durante todo o verão. 

 Como complemento, será igualmente apresentada uma escultura em poliestireno, integralmente revestida a fibra de vidro de alta resistência, realizada por um artista arcuense, e que em tamanho natural representará, no local, a figura de Afonso Henriques e do seu cavalo, sendo a “primeira peça” de um evolutivo e futuro parque de figuras e elementos relacionados com o Recontro e com o século XII. 

 Finalizando estes momentos, será espaço para apresentação do espumante “Vez”, realizado especificamente com base na importância e significado do Recontro de Valdevez na História local e nacional, na forma de um produto diferenciador, com estética e conteúdo vínico muito próprios, e que marca uma parceria específica do Município arcuense com a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.  

Ningún comentario:

Publicar un comentario