28 de mar. de 2020

PÓVOA DE VARZIM

COVID-19: MUNICÍPIO E FARMÁCIAS POVEIRAS GARANTEM ENTREGA DE MEDICAMENTOS EM CASA 


 Informa: Câmara Municipal de Póvoa de Varzim

 O Município da Póvoa de Varzim, em conjunto com as farmácias poveiras, irá providenciar entrega direta de medicamentos em casa de todos os munícipes que não devem ou não podem deslocar-se diretamente às Farmácias, dadas as suas condições de saúde ou exigência total de confinamento.  

 Este apoio em transporte de medicamentos, que surge no âmbito do Plano de Contenção do Covid-19 e de acordo com as orientações técnicas para farmácias emitidas pelo INFARMED no passado dia 13 de Março, será gerido com a indicação fidedigna das farmácias da Póvoa de Varzim. Estas irão proceder ao ajuste de horários por forma a permitir a devida rotação de equipas, prevenindo assim eventuais contágios.   

 Durante este período, os horários provisórios, que poderão necessitar de novas alterações de acordo com os Planos de Contingência das farmácias e a evolução da situação de pandemia, são os seguintes: 

 O número de utentes dentro da farmácia estará condicionado à área de cada local e à disponibilidade dos seus colaboradores, devendo os restantes utentes esperar no exterior pela sua vez. O atendimento poderá, caso a farmácia julgar necessário, ser feito apenas pelo postigo de atendimento noturno.   

 Os serviços de determinações de parâmetros bioquímicos e a administração de medicamentos injectáveis e vacinas ficarão suspensos temporariamente, para proteção de todos, por exigirem um contacto mais próximo com o utente.   

 O encerramento das farmácias à hora do almoço ou por pequenos períodos entre turnos será utilizado para limpeza, arejamento e desinfeção mais cuidadosa da zona de atendimento aos utentes. Após o horário de encerramento, a assistência farmacêutica à população será assegurada pela farmácia de serviço permanente.   

 Esta medida surge como complemento da parceria estabelecida entre os CTT – Correios de Portugal e a Associação Nacional das Farmácias (ANF), que visa ajudar os portugueses a receberem medicamentos em casa, em todo o país.   

 Deste modo, os cidadãos nacionais poderão fazer encomendas às farmácias à distância, por email ou telefone, podendo ainda receber em casa os medicamentos temporariamente indisponíveis na sua farmácia, sem necessitarem de uma segunda deslocação.   

 Este novo serviço, que arrancou ontem, permite que o utente, através do acesso à listagem de farmácias aderentes em www.farmaciasportuguesas.pt e www.ctt.pt, aceda aos endereços de email e contactos telefónicos disponíveis para realizar as suas encomendas numa farmácia à sua escolha.

 Tendo em conta o atual contexto de epidemia, os CTT garantem a entrega de todas as encomendas realizadas a um preço promocional de 3 euros + IVA, englobando receitas médicas, mas também as necessidades de outros medicamentos e produtos de saúde. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario