3 de xan. de 2020

ARCOS DE VALDEVEZ

Território Voluntário   

Município Arcuense em Altena (Alemanha)   

Rede Europeia URBACT - “Volunteering City”     



 María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Equipa de trabalho arcuense esteve em Altena, na Alemanha, para mais um encontro de trabalho no âmbito do projeto europeu URBACT - “Volunteering City”. 

 O Município de Arcos de Valdevez integra este projeto, juntamente com os Municípios de Athienou (Chipre) que lidere esta rede, Radlin (Polonia), Altena (Alemanha), Capizzi (Itália), Athy (Irlanda), Pregrada (Croácia) e Altea (Espanha). 

 O objetivo do projeto é desenvolver uma política de voluntariado que responda às várias necessidades sociais emergentes, nomeadamente, os cuidados geriátricos e infantis, o isolamento social, a pobreza, etc, criando procedimentos de aprendizagem coletiva baseados no intercâmbio e na aprendizagem entre pares. 

 Em cada uma das cidades que compõem esta rede de cidades de voluntariado, existe uma equipa de trabalho, responsável pelo desenvolvimento de um conjunto de atividades, tendo em conta o objetivo do projeto, sendo que, no caso da equipa Arcuense a mesma é composta por representantes do Município, da Segurança Social, da Associação Social Recreativa Juventude de Vila Fonche, da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Arcos de Valdevez, do Centro Paroquial e Social de Grade e da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez. 

 Neste momento esta equipa está empenhada em criar um Comité Municipal de Voluntariado, responsável, pela gestão, articulação e promoção do voluntariado no concelho de Arcos de Valdevez, tendo lançado, no passado dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, uma campanha de angariação de voluntários locais. 

 O encontro de trabalho em Altena, serviu para trocar experiências, ultrapassar constrangimentos e analisar boas práticas, para que se adote em cada concelho um Modelo de Governança estruturado para a conceção e implementação da política social municipal, em que os voluntários desempenham um papel essencial.

Ningún comentario:

Publicar un comentario