13 de dec. de 2019

VILA NOVA DE CERVEIRA

XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira: já abriu o Concurso Internacional



Infogauda / Vila Nova de Cerveira

 Acaba de ser lançado o Concurso Internacional para a XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cuja apresentação de propostas decorre até 11 de fevereiro de 2020. A bienal de arte mais antiga do país regressa a Vila Nova de Cerveira de 10 de julho a 13 de setembro de 2020, sob o tema “Diversidade-Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte”.  

 Destinado a artistas de todo o mundo, o concurso internacional da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira propõe uma aproximação dos vários grupos sociais à linguagem das imagens e gestos artísticos, propondo a maior diversidade possível de criadores/artistas. 

 Cada concorrente deverá apresentar, para além das obras a concurso, um portfólio da sua carreira artística, um currículo completo e uma memória descritiva. No total, prevê-se a atribuição de 20 mil euros nos Prémios Câmara Municipal (Aquisição). 

 O certame manterá o formato adotado desde a primeira edição (1978), um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com o Ensino Superior das Artes a nível Europeu. O evento envolve, para além do concurso internacional: representações de universidades, escolas superiores e politécnicos das áreas artísticas, artistas convidados nacionais e estrangeiros, homenagens, espetáculos, conferências e debates, ateliers e workshops e visitas guiadas. 

 “Seguindo a tradição desde o seu início, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira promoverá atividades conducentes à aproximação e participação de públicos oriundos de Portugal e de outros países, numa missão de integração da Região Norte na cultura universal, como forma de desenvolvimento e bem-estar destas populações, com os olhos postos num futuro cada vez mais tecnológico”, afirma o diretor artístico do evento, Cabral Pinto. 

 De salientar que, nas últimas décadas, a Bienal Internacional de Arte de Cerveira se tem consolidado como um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas no nosso país sendo, sem dúvida, um evento de referência para a cultura artística nacional.

Ningún comentario:

Publicar un comentario