14 de ago. de 2019

DESPORTOS

Triatlo da Amizade regressa com formato reestruturado e mais tecnológico

XII edição está agendada para 1 de setembro, mantendo os circuitos para jovens e para adultos, numa estimativa de 300 atletas
Em conferência de imprensa realizada no Concello de Tomiño, a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vitor Costa, acompanhados pelos representantes das federações, explicaram que se procedeu à adaptação dos regulamentos das duas federações envolvidas com o propósito de realçar os pontos comuns em prol da valorização do cariz transfronteiriço do evento  
Foto: C.M.V.N.C.

Infogauda / Tomiño / Vila Nova de Cerveira

 Após o interregno em 2018, as entidades envolvidas na organização do Triatlo da Amizade – Câmara de Vila Nova de Cerveira, Concello de Tomiño, Federação Portuguesa de Triatlo, Federacion Galega de Triatlon e Pedal’Arte - Associação de Cicloturismo e Triatlo – repensaram o formato da prova transfronteiriça, conferindo-lhe uma maior agilidade através da introdução de meios tecnológicos, além de a antecipar no calendário desportivo da modalidade. XII edição está agendada para 1 de setembro, mantendo os circuitos para jovens e para adultos, numa estimativa de 300 atletas.  

 Sendo o único triatlo dinamizado entre Portugal e Espanha, o Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño acarreta uma grande responsabilidade, quer pelo reconhecimento das equipas de atletas participantes, quer pelo caráter de potenciação do desporto transfronteiriço, tendo o rio Minho como recurso de ligação.  

 Com 11 anos de história, a organização optou, em 2018, por suspender a realização da prova por um ano, tornando-a mais ágil, competitiva e com uma maior articulação dos recursos existentes. Em conferência de imprensa realizada no Concello de Tomiño, a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vitor Costa, acompanhados pelos representantes das federações, explicaram que se procedeu à adaptação dos regulamentos das duas federações envolvidas com o propósito de realçar os pontos comuns em prol da valorização do cariz transfronteiriço do evento; à introdução da cronometragem eletrónica (chip) emitindo os timings parciais e os resultados finais de forma mais fidedigna; à classificação única deixando de existir a entrega de prémios por nacionalidade; e à reprogramação no calendário desportivo, passando do 3º fim-de-semana de setembro para o primeiro.  

 O XII Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño está agendado para dia 1 de setembro, prevendo-se a participação de cerca de 300 atletas federados e não federados, oriundos dos dois países vizinhos, que vão disputar o circuito jovem de promoção em BTT, no período da manhã (início 10h15 PT), e o Triatlo Sprint Estrada, cujo arranque está previsto para as 14h30 (PT).  

 Os atletas são desafiados a nadar uma distância de 750m, seguindo-se uma prova de ciclismo de estrada com um total de 20kms e finalizando com uma corrida de 5Kms. As provas decorrerão entre a localidade galega de Goián, no Concelho de Tomiño, e Vila Nova de Cerveira sendo que, este ano, os pontos de partida e chegada ficam localizados no Espazo Fortaleza, em Goián, e o parque de transição no Cais do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.  

 Em disputa está o “Troféu da Amizade”, uma obra da autoria do escultor espanhol Arcádio Blasco. Esta pequena escultura, tem a designação de “Encontro de Culturas” e, desde a primeira edição, é o símbolo do Triatlo da Amizade.

Ningún comentario:

Publicar un comentario