21 de xan. de 2019

ARCOS DE VALDEVEZ

Investidos mais de 100 mil euros na “Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos”   

Conjunto de intervenções

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Na sequência dos incêndios ocorridos em 2017 e 2018, o Município de Arcos de Valdevez, em articulação com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, executou a empreitada de “Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos”, a qual pretendeu promover a proteção dos recursos hídricos das aéreas afetadas. 

 Desde o Poço das caldeiras, em Loureda, até ao Lugar da Igreja, em Sistelo, a bacia hidrográfica do rio Vez foi objeto de uma intervenção com o objetivo de minimizar o efeito dos incêndios. Foram investidos mais de 100.000 euros em intervenções de bioengenharia ao longo deste troço do rio Vez e de pequenas linhas de água que nele desaguam, bem como realizadas operações de manutenção e reforço da galeria ripícola. A prioridade foi intervir nas linhas de água que atravessam áreas ardidas, procurando desta forma minimizar o arrastamento de cinzas e matéria orgânica, evitando o assoreamento do rio Vez e a contaminação das suas águas.  

 As intervenções consistiram na construção de barreiras naturais, designadamente microaçudes, filtros de palha, bio-rolos, faxinas vivas e entrelançados, aproveitando material resultante da retirada de material vegetativo seco e das podas de arejamento realizadas ao longo do rio Vez. A galeria ripícola foi ainda reforçada com plantação de espécies ribeirinhas e de estacaria de salgueiro. 

 Esta operação foi financiada pela APA e contou com a colaboração dos proprietários com terrenos confinantes com as linhas de água intervencionadas.

 Com estas intervenções foi dado mais um passo na proteção da qualidade ecológica do Rio Vez.

Ningún comentario:

Publicar un comentario