23 de nov. de 2017

ARCOS DE VALDEVEZ

TrEX em Arcos de Valdevez   


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 No âmbito do 'Alto Minho TrEX', as quatro brigadas destacadas pela organização da iniciativa iniciaram o trabalho de campo nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo. Durante esta segunda-feira, foram tratados cerca de 25 hectares de áreas de pastagem em dois territórios limítrofes, pela ação de fogo controlado e com o envolvimento não direto de duas comunidades de pastores. 

 As ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado decorreram, ao longo do dia, na Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez. O objetivo é colocar em prática e no terreno os conhecimentos e experiências partilhados no workshop de Trainig Exchange, realizado no passado sábado. 

 Na passada segunda-feira foi realizada uma reunião, em S. Bento do Cando, com os pastores da região e a Associação de Compartes dos Baldios da Gavieira, para explicar como funciona o TrEX, bem como para articular futuras ações preventivas conjuntas. 


 Até sexta-feira, as brigadas vão percorrer todos os concelhos alto-minhotos, implementando ações de fogo controlado em áreas predefinidas e autorizadas ao abrigo do exposto no nº 4 do artigo 26º da lei nº 76/2017 de 17 de agosto. Esta é mais uma ação preventiva com o objetivo de gestão do pastoreio. Uma entre as ações desenvolvidas pelo Município no que toca à gestão de combustíveis, beneficiação de rede viária florestal e pontos de água, que se junta ao trabalho preventivo das 5 equipas de sapadores florestais.  

 Promovido pela CIM Alto Minho em parceria com a "Nature Conservancy", o "Alto Minho TrEX" é uma iniciativa habitualmente realizada nos EUA e que tem lugar pela primeira vez na Europa. Integrado no projeto da CIM "Protec|Georisk: Alto Minho 2020" (apoiado pelo PO SEUR), este evento visa promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.  

 Esta rede de trabalho reconhecida ao nível mundial pode ser seguida na página da "Nature Conservancy" e ainda através da rede social facebook "TREX Prescribed Fire Training Exchange". 

Ningún comentario:

Publicar un comentario