Acontece in loco – Montanha do Alto Minho
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
A ARDAL, a ESAPL – Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, e a SPER - Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais vão organizar, nos dias 21 e 22 de Outubro, o “Acontece in Loco – Montanhas do Alto Minho”.
Os participantes nesta iniciativa irão debater temas ligados aos territórios de montanha, nas vertentes agrícola, social, cultural e económica. Irão visitar Sistelo, aldeia que este ano entrou para a História, com a sua Paisagem Cultural a obter a classificação como Sítio de interesse nacional/monumento nacional, e por ter vencido o concurso das Sete Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Rural.
No Mezio também irão visitar uma das Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em plena Reserva Mundial da Biosfera (Unesco),a qual aposta no tema da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e abre passagem para a magnífica imensidão das montanhas e vales do Soajo e Peneda.
Para melhor entender as problemáticas e as oportunidades que se colocam às aldeias de montanha inscreva-se e venha participar nas experiências in loco e tertúlias organizadas.
A participação nas sessões e nas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Apenas o custo das refeições fica a cargo dos participantes. Informações e inscrições: www.portadomezio.pt / portadomezio@ardal.pt / 258 510 100.
Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da Junta de Freguesia de Sistelo, da Associação Sócio-Cultural e Recreativa de Sistelo, da Associação Territórios com Vida e do Conselho Diretivo dos Baldios de Cabana Maior.
PROGRAMA
Dia 21 de Outubro: Natureza, Montanha e Desenvolvimento Local: Mezio
9h30 – Sessão de abertura na Porta do Mezio – Parque Nacional da Peneda-Gerês
10h30 – Caminhada pela serra, rebanhos e gestão de combustível em áreas baldias.
13h00 - Piquenique na serra
15h00 - Tertúlia: os sistemas agro-silvo-pastoris em espaços de alto valor natural
• Os sistemas agrícolas tradicionais, a biodiversidade e o desenvolvimento rural (José Manuel Lima Santos, Instituto Superior de Agronomia -Universidade de Lisboa)
• A nova silvo-pastorícia e os baldios de alto valor natural – que mudanças? Que viabilidade futura? José Pedro Araújo (ESA/IPVC, investigador), Hugo Novo (Quinta Lógica, empreendedor), Joaquim Dantas (Território com Vida, empreendedor)
19h30 - Tertúlia Gastronómica – Sabores do Parque - temperada por conversa com o Joaquim Dantas sobre os seus projetos de gastronomia slow-food e ecogastronomia.
Dia 22 de Outubro: Paisagem Cultural, Montanha e Desenvolvimento – Local: Sistelo
9h30 – Sistelo – Inovar para revitalizar. 10h30 - Uma manhã passeando pelos lugares e socalcos de Sistelo – Sítio de Interesse Nacional / Monumento Nacional, num percurso interpretado por Fernando Barros (arquiteto/investigador, FAUP)
13h00 - Almoço em Sistelo, saboreando a gastronomia local 14h30 - Mãos nas Lãs – Oficina 100% Serra D’Arga - Maria Luísa Manso/Aida Pires
15h00 – Sistelo: oficina de inovação social
• Partilha de ideias, preocupações e esperanças sobre Sistelo e sobre os passos a dar para organizar e integrar as pessoas, as entidades e as atividades que valorizam o território e motivam as suas gentes, envolvendo todos aqueles que acreditam que é possível e importante manter as aldeias de montanha do Alto Minho vivas, desenvolvidas, coesas e com consciência do elevado valor dos seus recursos culturais, naturais e paisagísticos.
18h00 – Despedidas e encerramento
Ningún comentario:
Publicar un comentario