22 de set. de 2017

CAMINHA

CAMINHA VAI ASSINALAR O DIA MUNDIAL DO TURISMO

Viagens gratuitas no ferryboat, ‘Saberes e sabores no Forno Comunitário de Riba de Âncora’ e espaços patrimoniais abertos para visitas livres e gratuitas são algumas das possibilidades 




Infogauda / Caminha

 Caminha vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com a promoção de várias iniciativas: ‘Saberes e sabores no Forno Comunitário de Riba de Âncora’, espaços patrimoniais abertos para visitas livres e gratuitas e viagens gratuitas no ferryboat. O objetivo é mostrar a pluralidade do concelho e divulgar os novos espaços museológicos.   

 O Dia Mundial do Turismo, este ano subordinado ao tema “Turismo Sustentável: um instrumento ao serviço do progresso” pretende reconhecer a “importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior consciencialização sobre o rico património das diversas civilizações”.   

 Nesse dia, os caminhenses e o turista podem usufruir gratuitamente de uma panóplia de atividades. Das 10H00 ás 13H00, vai decorrer o workshop ‘Saberes e sabores no Forno Comunitário de Riba de Âncora’, um novo espaço “museológico”, identitário do nosso património cultural, recentemente inaugurado. Aqui, os presentes vão conhecer o fabrico da tradicional broa de milho. Esta atividade conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Riba de Âncora.   

 Durante todo o dia, as travessias entre Caminha e A Guarda de ferryboat são também gratuitas.   

 Nesse dia, os turistas e todos aqueles que queiram visitar alguns monumentos ou outros espaços patrimoniais poderão fazê-lo de forma gratuita, como é o caso da Torre do Relógio em Caminha. Assim, os espaços patrimoniais abertos para visitas livres e gratuitas são: o Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora; a Igreja da Misericórdia de Caminha; a Igreja Matriz de Caminha; a Torre do Relógio, em Caminha; o Centro de Interpretação Museológico do Vale do Âncora (mediante marcação até 25 de setembro: cscvpa.cultura@mail.telepac.pt e T. 936351458); Núcleo Museológico da Memória, Artes e Ofícios de Riba de Âncora (mediante marcação até 25 de setembro: jfribadeancora@mail.telepac.pt e T. 964154920) e ainda os Moinhos D’Apardal (mediante marcação até 25 de setembro: jfribadeancora@mail.telepac.pt e T. 964154920).   

 Para além do património histórico, cultural e religioso e das travessias gratuitas no ferryboat, o concelho de Caminha é atrativo e oferece durante todo o ano muitas alternativas desde o turismo gastronómico, cultural, ativo, balnear, até ao património natural e paisagístico.   

 Programa:  

SABERES E SABORES NO FORNO COMUNITÁRIO DE RIBA DE ÂNCORA 
Venha conhecer o fabrico da Tradicional Broa de Milho Local: Lugar de Vila Verde, Riba de Âncora 
Horário: 10h00 às 13h00   

Outros espaços patrimoniais abertos para visitas livres, gratuitas:  

· Forte da Lagarteira  
Local: Avenida Campo do Castelo, Vila Praia de Âncora  Horário: 10h00 – 13h00 /14h00 – 18h00  

· Igreja da Misericórdia de Caminha Local: Praça Conselheiro Silva Torres Horário: 09h00 às 18h00  

· Torre do Relógio Local: Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha Horário: 10h00 às 13h00, das 14h00 18h00 

· Igreja Matriz de Caminha Local: Rua Ricardo Joaquim de Sousa/Largo da Matriz Horário: 10h00 às 12h00 / 14H00- 18H00  

· Centro de Interpretação Museológica do Vale do Âncora  Local: Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora Mediante inscrição prévia até dia 25/09, em cscvpa.cultura@mail.telepac.pt e Tlm. 93 63 51 458  

· Núcleo Museológico da Memória, Artes e Ofícios de Riba de Âncora  
Local: Largo do Espirito Santo, Riba de Âncora 
Mediante inscrição até dia 25/09, em jfribadeancora@mail.telepac.pt e Tlm. 96 41 54 920 

· Moinhos d`Apardal  
Local: Lugar de Vila Verde, Riba de Âncora 
Mediante inscrição até dia 25/09, em jfribadeancora@mail.telepac.pt e Tlm. 96 41 54 920   

Passagem grátis no Ferry Boat de Caminha 

Ningún comentario:

Publicar un comentario