14 de ago. de 2017

ARCOS DE VALDEVEZ

Exposição Rostos dos nossos Anciãos 

Patente ao público até dia 1 de Setembro 

Horário: 9h30/12h30 – 13h30/17h30  



María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Encontra-se aberta ao público na Casa das Artes arcuense, a exposição “Rostos dos Nossos Anciãos”, uma mostra que reúne as fotografias expostas nas duas edições passadas do Festival Sénior e que reúne rostos de alguns arcuenses, homens e mulheres, que passaram a idade de 90 anos, e que partilharam algumas adas suas histórias e vivências. São, na sua maior parte, pessoas que trabalharam no campo, vivendo do que a terra lhes dava. Recordam o ciclo dos trabalhos agrícolas, das festividades e dos rituais católicos.


 Nas entrevistas revelaram saberes há muito esquecidos – as suas memórias são um repositório de conhecimentos relativos à vida rural de Arcos de Valdevez. 

 Esta exposição pretende evocar a importância destas pessoas e valorizar o contributo das suas existências para a construção do património cultural da nossa terra. 


 Na abertura oficial estiveram presentes as pessoas fotografadas e seus familiares, bem como a vereadora da Ação Social do Município, Belmira Reis, e técnicos da área da Cultura e Ação Social da Câmara Municipal. 

 A Câmara Municipal pretende dar continuidade a este projeto, indo ao encontro dos idosos nos seus domicílios, de modo a obter através de entrevistas todas as informações que possam facultar para a ampliação da memória coletiva do concelho. 


 A  base tecnológica para a conservação e divulgação destes testemunhos é o portal da Memoria Arcuense, o qual realiza a recolha e divulgação destes diferentes tipos de património, com incidência nas Histórias de Vida, na Memória e nas Tradições, nas fontes escritas, tais como os jornais locais, através da Hemeroteca Digital, e as publicações municipais. 

 As fotografias foram registadas por Andreia Loureiro e pela empresa de fotografia FotoClick.

Ningún comentario:

Publicar un comentario