13 de xuño de 2017

PATRIMONIO

Monte Redondo (Monção), alguns dados de pesquisa

Monte Redondo, na Freguesia de Troviscoso 

ENCONTROS  POLIORCÉTICOS 

 Este pequeno posto militar em torrão, com coordenadas de Latitude 42.07408207 e Longitude -8.467696685 e elevação de 69 m.s.n.m. está sediado a 700 metros lineares do baluarte de Nª Sra. da Conceição monçanense, já dentro da Freguesia de Troviscoso. Para nos orientar e saindo pela E-202 em direcção a Melgaço, viramos numa rotonda à direita pela  E-304, subindo, e logo de fazer uns 138 metros viramos de novo à esquerda e percorremos outros cento e trinta e tal metros até encontrarmos um fim de alcatrão. Fica ao Norte do Bairro da Imaculada Conceição e a sessenta e poucos metros do Campo de Jogos Manuel Lima. Acessar ao enclave pede um apurado zigue-zague, um fintar de propriedades particulares. 


 Tem uma planta quadrangular trapezoidal de 4 lados desiguais e duas componentes: reduto e atalaia, unidos por passagem. O reduto soma um perímetro de 143 metros de comprimento, decorrente dum lado Norte com 36,05 m.,o lado Oeste com 38,23 m., o seu lado Sul com 33,15 m. e o lado Leste com 35,51 m.. A superfície é de 1.284,35 m2. Acrescentamos os 132 m2 quadrados da atalaia sainte para o Oeste, que regista um perímetro de 57 m. Este exemplo de corpo anexo repete-se também no Forte de São Luís Gonzaga que fica confrontado com o de Amorim (Tominho). 

Monçao

 O cruzamento de diagonais é de 51 metros entre canto Suroeste e canto Noreste e de 48,79 metros entre canto Suleste e canto Noroeste. A distância entre lados é de 36,69 m. entre Lado Norte e Lado Sul e de 38,40 m. entre Lado Oeste e Lado Leste, visualizando uma forma trapezoidal real e oferecendo um chão basculante. Pudera ter sido uma bateria de apoio ou defesa sul oriental à capital, distando do rio Minho uns 760 metros. A sina destes postos é sempre a mesma, o desleixo e a protelação institucional, tudo seja dito. A disponibilidade da Dª Odete Barra, no entanto, é animadora e merece ser salientada. 

 Estes dados todos são enviados ao Banco Mundial de Fortalezas (Projeto Fortalezas Multimidia) sediado em Florianópolis, no Brasil, aumentando o elenco de enclaves militares a nível internacional. É importante sublinhar o carácter universal da Poliorcética e o seu carácter próprio em matéria de pesquisa, onde prevalecerá o fator arquitectónico sobre outros.  

R.P.I.

Ningún comentario:

Publicar un comentario