7 de xan. de 2017

PATRIMONIO

Encontros  Poliorcéticos  em  terras  luso-estremenhas 


ENCONTROS  POLIORCETICOS

 Com o intuito de apoiarmos a candidatura portuguesa perante a UNESCO (fortalezas de Elvas, Marvão, Almeida e Valença do Minho) deslocamo-nos a Badajoz, estabelecendo contacto imediato na Diputaçom com os gestores culturais e encarregados da “interface” Elvas-Badajoz e com os responsáveis da revista “ O Pelourinho”, nomeadamente o senhor Moisés Cayetano Rosado. Nesta publicaçom especializada tem cooperado a Doutora Paula Ramalho, diga-se de passagem. 

 Esta curta viagem deu os frutos desejados, no sentido de dar realce a antes citada candidatura, reforçando o apoio do Minho a esta importante iniciativa. Ademais, lhes informamos do chamado Ciclo dos Encontros Poliorcéticos, da sua natureza plural e compartilhada, bem como das suas finalidades. Sublinhamos aliás o papel importante dos intervenientes, dos vizinhos e curiosos, sejam quais forem, no desenvolvimento de reunions férteis e participadas onde o contraste e o debate tivessem pleno protagonismo. 

 Visitadas as impressionantes alturas de Sta. Luzia e a Graça, em Elvas, os edifícios militares intramuros e outras unidades baterísticas, ficamos na conviçom de ter feito um trabalho rápido mas adensado. Temos assim convidado ao ciclo de Encontros Poliorcéticos à edilidade de Elvas, Marvão, Campo Maior, Arronches, Castelo de Vide, Juromenha, etc., na esperança de uniformizar no futuro   conceito de Raia. Elvas, a Porta do Reino, a Rainha da Fronteira e para nós, o “Ai Jesús das Fortalezas!” representa todo o que de bom e promissório pode advir dum trabalho permanente em redor do mundo das fortificaçons. 

 Dia 20 de Janeiro, polas 18:00 horas, apresentar-se-ám os segundos Encontros Poliorcéticos na Biblioteca Municipal de Cerveira, num palco castellológico invejável como é Vila Nova de Cerveira. O convite é extensivo à edilidade minhota, à Escola Superior Gallaecia, à Unisenior, à Junta de Freguesia de Lovelhe-Cerveira e a todos os que queiram abrilhantar este acto com a sua presença e os seus pareceres.  

Ningún comentario:

Publicar un comentario