3 de out. de 2016

ARCOS DE VALDEVEZ

Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez foi formalmente constituída



Foi formalizada, no passado dia 20 de Setembro, através de escritura pública, a AVVEZ – Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez

Infogauda / Arcos de Valdevez

 Foi formalizada, no passado dia 20 de Setembro, através de escritura pública, a AVVEZ – Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez.

 A associação tem por objeto promover, desenvolver e defender a produção vitivinícola e os produtos artesanais locais, em particular a do Concelho de Arcos de Valdevez. De igual modo pretende promover a promoção da cooperação entre produtores e demais agentes e instituições; Promover ações de formação e aperfeiçoamento das profissões ligadas aos produtos artesanais locais e em particular ao vinho e enoturismo; Lutar pela tipificação, criação de marcas e pela qualificação dos produtos; realizar prestação de serviços e informação aos produtores e demais agentes; Organizar, promover e explorar eventos tais como feiras, exposições, congressos, seminários, entre outros; Promover ações de formação, ateliês ou outro tipo de ação pedagógica que melhore o tratamento do vinho nas atividades de hotelaria, restauração e bar; fazer a promoção de atividades que relacionem o património imaterial, com património construído, artesanato e vinho.

 O Municipio apoia o setor vitivinícola do concelho através da organização e participação em certames da especialidade, nomeadamente o “Festivinhão”. João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal considera que a constituição desta associação irá ajudar a promover os excelentes vinhos verdes da região. Lembra ainda a qualidade do vinho verde e o importante papel que este setor exerce na economia local, sendo também um excelente meio de promover o concelho e todas as suas potencialidades turísticas e gastronómicas.

 A constituição desta associação é um dos resultados do apoio da Câmara Municipal ao setor. Durante um ano discutiu-se com os produtores um programa de ações que os envolvesse diretamente e aos seus vinhos. Este projeto envolveu a caracterização dos produtores, das suas quintas e vinhas, das suas adegas e instalações de receção a visitantes e dos seus vinhos.

 Em simultâneo realizaram-se um conjunto de atividades de representação, divulgação, promoção dos vinhos e comercialização em eventos no Município e fora deste, nomeadamente aproveitando as sinergias da rede de Municípios do Vinho, a que se aderiu através da AMPV - Associação de Municípios do Vinho. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario