30 de xul. de 2016

VILA PRAIA DE ÂNCORA

VIAGENS À TERRA NOVA DE 5 A 7 DE AGOSTO EM VILA PRAIA DE ÂNCORA COM UM FORTÍSSIMO PROGRAMA DE LAZER E CULTURA

Cerca de três dezenas de restaurantes participam no “Aposta Bacalhau”


Infogauda / Vila Praia de Âncora

 De 5 a 7 de agosto, em Vila Praia de Âncora homenageiam-se os mais de 700 pescadores do concelho que andaram na faina do bacalhau, com mais uma edição do Viagens à Terra Nova. O programa apresenta Street Art; um espaço de Memórias, com o lançamento do livro “Viagens à Terra Nova - Memórias de um Tempo”; muita música, com o Festival de Habanera e Outras Canções, e o concerto Viagens pelo Mar; além da boa astronomia, com destaque para a “Aposta Bacalhau”, em cerca de três dezenas de restaurantes.   

 Para o Município de Caminha, Viagens à Terra Nova é um tributo a todos os pescadores do concelho que andaram na faina do bacalhau. Mas é também uma forma de atrair visitantes ao concelho e de promover a economia local, sobretudo através do “Aposta Bacalhau”.   

 Esta edição vai apresentar vários momentos culturais. O certame abre no dia 5 de agosto, no Forte da Lagarteira, com o Festival da Canção Marinheira – Festival Bienal de Habanera e Outras Canções, com a participação do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Agrupación Coral Polifónica de A Guarda (Espanha), Grupo Folclórico Vento Mareiro (Espanha). Trata-se de uma organização do Orfeão de Vila Praia de Âncora que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha. O espetáculo, cuja temática é o mar, vai decorrer pelas 22 horas.   

 O momento cultural que se segue é o lançamento do livro da historiadora e investigadora ancorense, Aurora Botão Rego, que mostra “o trajeto de 740 pescadores de bacalhau do concelho de Caminha, nomes, rostos, memórias, alcunhas, barcos das viagens rumo a águas longínquas em busca do “fiel amigo”… A sua maioria proveniente da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora.   

 Enfrentaram tempestades, ciclones, frio, duras condições de trabalho, quer seja os pescadores da pesca à linha, envoltos na sua solidão imensa em pequenos dóris nos mares sem fim, quer seja os pescadores do arrasto, cercados por toneladas de peixe e trabalhando dias consecutivos nos porões gelados.   

 Todos eles Homens verticais, inteiros, com um coração que transborda como os mares que atravessaram. Homens que lutavam pela própria sobrevivência, mas também pela sobrevivência e melhoria das condições de vida das suas famílias que os esperavam em ansiedade e saudade”. O lançamento deste livro cuja edição pertence à Câmara Municipal de Caminha vai decorrer no dia 6 de agosto, pelas 18 horas, no Forte da Lagarteira.   

 O evento termina com mais um momento musical, com o Concerto Viagens pelo Mar, com a participação do Odaiko Percussion Group e Banda Musical Lanhelense. Este espetáculo terá lugar no dia 7, na Praça da República, pelas 22 horas.   

 Para além de todos os momentos culturais de homenagem aos mais de 700 pescadores do concelho de Caminha, no Viagens à Terra Nova o visitante vai poder apreciar-se as várias formas de confecionar o bacalhau, nas três dezenas de restaurantes que aderiram ao “Aposta Bacalhau”. Deixamos aqui algumas sugestões do que vai encontrar nos cardápios dos restaurantes aderentes um pouco por todo o concelho: bacalhau assado no forno em azeite, bacalhau à Rosa do Adro, bacalhau no forno com migas de boroa de milho, bacalhau recheado, bacalhau à D. Antero, línguas de bacalhau com agridoce de tomate, bacalhau na cataplana, bacalhau gratinado com gambas, caras de bacalhau fritas. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario