19 de feb. de 2010

CAMINHA

Alunos limpam sistemas dunares na Foz do Minho e do Âncora Recuperação de Habitats Dunares”

Câmara de Caminha está a desenvolver pela primeira vez projecto de “Conservação e Recuperação de Habitats Dunares"

Infogauda / Caminha
Decorreu ontem a segunda acção do projecto "Conservação e Recuperação de Habitats Dunares", designada de "Intervenção no Terreno", que consistiu no arranque de infestantes, nomeadamente do chorão e acácias e na plantação de estorno nos sistemas dunares da foz do Minho e do Âncora.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Caminha e do Fundo para a Protecção de Animais Selvagens (FAPAS), na qual participam cerca de 120 alunos das Escola EB de Vila Praia de Âncora e da Escola Básica do 1º ciclo de Seixas.
Recorde-se que este projecto é composto por três fases distintas: acção de formação, intervenção no terreno e monitorização. A acção de formação sobre os sistemas dunares decorreu no passado mês de Janeiro, em ambos os estabelecimentos de ensino, e foi orientada por técnicos do FAPAS.
Nessa intervenção foi arrancada mais de 1 tonelada de chorão, bem como foram plantados cerca de 200 de pés de estorno. Em simultâneo, os alunos procederam à limpeza dos areais, tendo sido recolhidos cerca de 20 sacos de resíduos.
A última fase do projecto decorrerá em Março, com uma visita ao terreno, para se proceder à monitorização e identificação das espécies.
São objectivos deste projecto a recuperação e preservação de ecossistemas dunares, o aumento dos conhecimentos dos alunos sobre os sistemas dunares, nomeadamente sobre a fauna, a flora, os factores de degradação e a dinâmica das dunas e, ainda, a promoção de mudanças de comportamentos dos alunos e da população para a conservação das dunas. Este projecto foi patrocinado pela SUMA, com fornecimento de material de apoio à actividade e com o transporte das infestantes e dos resíduos para aterro.

Ningún comentario:

Publicar un comentario