26 de dec. de 2025

CAMINHA

CINEMA

Boletim da Sessão nº 666 - “A Flauta Mágica” de Ingmar Bergman 

Sexta-feira, 26 de dezembro às 21:45 no Teatro Valadares

ATENÇÃO: Lotação Limitada. Entrada Gratuita.




Locus Cinemae / Caminha

 “A Flauta Mágica de Bergman iniciou uma nova fase nas atribuladas relações cinema-ópera, ainda antes que Rolf Lieberman, na ópera de Hamburgo, primeiro, e na ópera de Paris depois, promovesse, primeiro, o registo televisivo das suas encenações e, depois, em 1979, o Don Giovanni, confiado a Joseph Losey, e mais ou menos inspirador das superproduções cinematográfico-operáticas tão em voga nos anos 80.   

 Mas se o próprio Lieberman admitiu que foi o êxito comercial da obra de Bergman que o animou a explorar um caminho, de que, desde os fins dos anos 50, os produtores fugiram como o diabo da cruz, a abordagem de Bergman do mundo da ópera – e logo com A Flauta Mágica! – está nos antípodas da direcção que prevaleceria, depois, entre 1979 e 1986, os sete anos mais férteis em “filmes-ópera” ou “ópera-filmes”. Ao contrário das obras que vieram depois de 1979, não há no elenco de A Flauta Mágica intérpretes célebres (ou à época não havia, pois aqueles que o são hoje – como o barítono Häken Hagegard que interpreta o papel de Papageno – ainda não era em 74-75 mundialmente famoso). Não há, também aparato encenatório (a Flauta é encenada no pequeno Teatro de Drottningholm, segundo as convenções que vigoraram até aos anos 50); a versão seguida é a tradução sueca do texto original alemão (com várias modificações de que a seguir se falará); o princípio da gravação é o velho playback. Muito mais importante do que tudo isso: Bergman (que várias vezes encenou esta ópera em palco) declaradamente assume a representação teatral. À excepção dos planos iniciais (“clichés” fotográficos com um lago de cisnes; bosques e estátuas de faunos e ninfas, que não cumprem outra função senão situar a cidade de Drottningholm, e aproximarnos do teatro dela), estamos sempre no teatro. Ou na plateia, ou no palco, ou nos bastidores (ou em décors que os simulam). E o pano abre, quando finda a abertura e fecha quando acabam os actos. O plano do pano cerrado é o último do filme, com as palmas da assistência, que já ouvíramos no final da abertura, no final do primeiro trio (das Damas da Rainha) e no final do 1º. Acto (frequentes no início, não interrompem depois a representação, no fim de outras árias, como é da tradição). (…)  

cinemateca.pt/CinematecaSite/media/Documentos/TROLLFLOJTEN.pdf     

FICHA TÉCNICA:  

Titulo original: “Die Zauberflöte”, Suiécia, 1975  

Realização – Ingmar Bergman  

Argumento – Ingmar Bergman adaptado do libretto de Emanuel Schikaneder  

Fotografia – Sven Nykvist  

Montagem – Siv Lundgren  

Produção – Måns Reuterswärd     

FICHA ARTÍSTICA:  

Intérpretes: Josef Kostlinger, Irma Urrila, Hakan Hagegard  

Personagens  

Tamino (príncipe) – tenor  

Pamina (filha da Rainha da Noite) – soprano lírico  

Sarastro (sacerdote de Ísis e Osíris) – Baixo  

Rainha da Noite – soprano colaratura  

Papageno (caçador de pássaros) – barítono  

Papagena (prometida a Papageno) – soprano  

Monostatos (mouro a serviço de Sarastro) – tenor




Programação     

Ciclo A Música no Cinema 

26 de dezembro,  “A Flauta Mágica”, Ingmar Bergman, Suécia, 1975, Sessão 666 (M/6)

Ciclo Comédia Negra & Sátira Social   

02 de janeiro, “Delicatessen, Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet, França, 1991, Sessão 667 (M/12)  

09 de janeiro,  “Belle Epoque – A Bela Época, Fernando Trueba, Espanha / Portugal / França, 1992, Sessão 668 (M/12)  

16 de janeiro, “Fargo”, Joel Coen e Ethan Coen,  EUA / Reino Unido, 1996, Sessão 669 (M/16)  

23 de janeiro, “Trainspotting, Danny Boyle,  Reino Unido / EUA, 1996, Sessão 670 (M/18)  

30 de janeiro, “Histórias da Idade de Ouro, Hanno Höfer e Razvan Marculescu e Cristian Mungiu,  Roménia / França, 2009, Sessão 671 (M/12)      

Ciclo Crime & Suspense   

06 de fevereiro, “Janela Indiscreta, Alfred Hitchcock, EUA, 1954, Sessão 672 (M/12)  

13 de fevereiro,  “Perseguido Pelo Passado, Brian De Palma, EUA, 1993, Sessão 673 (M/16)  

20 de fevereiro, “Insónia”, Christopher Nolan,  EUA / Reino Unido, 2002, Sessão 674 (M/14)  

27 de fevereiro, “O Maquinista, Brad Anderson,  EUA / Espanha, 2004, Sessão 675 (M/16)




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