18 de out. de 2025

VILA PRAIA DE ÂNCORA (CAMINHA)

“Espaço de Memórias do Mar” é um caso de sucesso e recebeu mais de 23 mil visitantes em apenas três meses

•  Instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, resulta de um investimento da Câmara, superior a meio milhão de euros 

  Visita é gratuita: de terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 


“Espaço de Memórias do Mar”, instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora
Foto: C.M.C.

Infogauda / Vila Praia de Âncora

 O “Espaço de Memórias do Mar”, instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, continua a consolidar-se com foco de atratividade da Vila centenária. Resulta de um investimento da Câmara Municipal de Caminha, de mais de meio milhão de euros, e foi inaugurado em 7 de julho último. Em cerca de três meses já recebeu mais de 23 mil visitantes. Pode ser visitado gratuitamente, de terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

 A recuperação do forte, junto à praia de Vila Praia de Âncora, permitiu dar uma nova vida ao monumento, essencialmente militar, que é hoje um equipamento também ao serviço do lazer, da cultura e do turismo, sem perder de vista a sua vocação inicial. No total, o projeto envolveu, como referimos, um investimento que ultrapassou meio milhão de euros e começou a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Caminha no final de 2022. O Projeto de Recuperação e Valorização do Forte da Lagarteira tinha por objetivo valorizar o monumento, abri-lo ao público e criar mais um polo de atração para Vila Praia de Âncora e para o concelho. Uma aposta ganha!

 O “Espaço de Memórias do Mar”, que também é uma homenagem à classe piscatória, tem-se revelado um fator de dinamização do turismo da Vila e do Concelho. À Vila chegam diariamente visitantes de vários pontos do país, inclusivamente em excursão organizada, contribuindo também para a dinamização da economia local.

 A visibilidade que o equipamento traz é também evidente e, a par dos visitantes em geral, o “Espaço de Memórias do Mar” tem recebido também repórteres de diversos Órgãos de Comunicação Social, em particular televisões nacionais e internacionais.

Ningún comentario:

Publicar un comentario