28 de out. de 2024

MELGAÇO

Amanhã, terça-feira  

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL  E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO EM MELGAÇO 

Para a cerimónia pública de assinatura do auto de consignação do upgrade tecnológico da Zona Industrial de Penso


Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território
Foto: C.M. M.

Sara Pereira / Melgaço

 O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, estará amanhã (29 de outubro) em Melgaço para a cerimónia pública de assinatura do auto de consignação do upgrade tecnológico da Zona Industrial de Penso (ZIP), denominado Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração. Hernâni Dias será recebido na sede da Junta de Freguesia de Penso, pelas 11h00.   

 A ação acontece no âmbito da candidatura submetida por Melgaço ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aprovada em janeiro de 2022, com um valor de cerca de 13 milhões de euros (investimento total de 12 803 632,32€, sendo o financiamento assegurado pelo PRR de 11 865 472,15€), cujo objetivo principal é dotar a ZIP e a Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA) de condições energéticas e tecnológicas de excelência.  Recorde-se que, num total de 110 milhões de euros de Fundos do PRR para o país, foram selecionadas dez AAE a nível nacional, três das quais na NUTS II – NORTE, nomeadamente Melgaço.  

MELGAÇO SERÁ O MAIOR MUNICÍPIO DO ALTO MINHO NA PRODUÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA E O PRIMEIRO A PRODUZIR HIDROGÉNIO VERDE 

 A produção (e armazenamento) de energia da central fotovoltaica, cuja potência instalada será de 5,5 MWp, será destinada a autoconsumo coletivo, bem como à mobilidade elétrica e produção de H2 verde. «Este será um projeto transformador e catalisador na atração de indústrias que sejam mais intensivas em energia e/ou que utilizem H2 nos seus processos produtivos. Estamos a falar de uma revolução do ponto de vista energético, com a construção de seis hectares de produção de energia fotovoltaica, que permitirá oferecer energia a todas as nossas zonas empresariais. Seremos o maior município do Alto Minho na produção de energia fotovoltaica e seremos o primeiro município a produzir hidrogénio verde, que será, certamente, o combustível do futuro. Operamos aqui uma revolução do ponto de vista da atratividade, energético e também do ponto de vista da comunicação, dado que estas zonas empresariais vão ser dotadas de tecnologia 5G nas suas comunicações. As empresas instaladas e as que se venham a instalar no futuro nas zonas empresariais de Melgaço terão, assim, ao seu dispor, vantagens comparativas em matéria de transição digital e energética, ímpares na região», considera o autarca de Melgaço, Manoel Batista.  

 As duas zonas empresariais posicionarão Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçarão a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal, uma das mais importantes da Europa. «Mais um passo que damos em prol de um Melgaço cada vez mais atrativo para a captação de investimento. Assim, a par da valorização dos nossos recursos endógenos, estamos a criar oportunidades de emprego e melhores níveis de rendimento. A gerar valor para o nosso concelho. Ao longo destes anos, é inequívoco que estamos a transformar Melgaço num concelho mais atrativo para investir, viver e visitar», atenta Manoel Batista.

Ningún comentario:

Publicar un comentario