6 de xuño de 2024

CAMINHA

CINEMA

Boletim da Sessão nº 594 - “Os Putos” e “Os Quatrocentos Golpes” de François Truffaut 

Sexta-feira, 07 de junho às 21:45 no Teatro Valadares

ATENÇÃO: Lotação Limitada. Entrada Gratuita.




Locus Cinemae / Caminha

 (…) Obra de estreia nas longas-metragens do seu autor, até aí mais conhecido como crítico de cinema na mítica revista Cahiers du Cinema, o filme é uma comovida visão sobre a infância e a adolescência, sobre os tempos dos primeiros (des)encontros com a vida, a partir da sua personagem central, Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), um rapaz de 12 anos, e do conjunto das restantes personagens, em que sobressaem as crianças como o inefável René (Patrick Auffray), a mãe (Claire Maurier), o padrasto (Albert Rémy), etc.  

 O confronto de Antoine com o padrasto e com a mãe é o seu confronto com a sociedade e com o mundo dos adultos, por oposição à solidariedade que mantém com René e os outros miúdos. Truffaut capta o sentimento da adolescência no período que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial, baseando-se na sua própria experiência.  

 Para além disso, o filme transmite ao espectador o fascínio da mulher para um adolescente, através de tudo aquilo que ela traz de diferente e de atraente, gerador de um mundo secreto e próprio, só compartilhável até certo ponto com outros jovens da mesma idade. Aqui existe uma metáfora que faz equivaler a mulher ao cinema e a paixão por uma mulher à paixão pelo próprio cinema. Mas existem outras ideias notáveis com correspondente tradução fílmica, como a da carência económica da criança e o seu sonho pela posse de bens materiais, nem que tenha que utilizar os de outros, como acontece na sequência do roubo da máquina de escrever.  

 Ficou particularmente famoso o final em aberto com a corrida do protagonista na praia, convocando ao mesmo tempo a promessa e a tristeza, demonstrando que o cinema não oferece respostas fáceis para os problemas da vida. O mesmo acabou por demonstrar Truffaut com os filmes seguintes que faria dedicados à mesma personagem: Antoine et Colette (1962), curta-metragem integrada no filme em episódios L’Amour à Vingt Ans, Baisers Volés (Beijos Roubados, 1968), Domicile Conjugal (Domicílio Conjugal, 1970) e L’Amour en Fuite (O Amor em Fuga, 1979). O seu sucesso internacional ajudou a impor Truffaut como um dos grandes nomes da chamada Nouvelle Vague.  

 Foi nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Original e venceu o prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes de 1959 e o BAFTA de Melhor Filme Não Inglês. (…)  

https://www.infopedia.pt/artigos/$os-quatrocentos-golpes    

FICHA TÉCNICA:  

Título original: “Les quatre cents coups”, França, 1959  

Realização: François Truffaut  

Produção: François Truffaut  

Argumento: François Truffaut, Marcel Moussy  

Música: Jean Constantin  

Fotografia: Henri Decaë  

Direção artística: Raymond Lemoigne  

Montagem: Marie-Josèphe Yoyotte  

Distribuição: Cocinor  

Duração: 99 minutos     

FICHA ARTÍSTICA:  

Jean-Pierre Léaud …. Antoine Doinel  

Claire Maurier …. Gilberte Doinel, mãe de Antoine  

Albert Rémy …. Julien Doinel, padrasto de Antoine  

Patrick Auffay …. René  

Georges Flamant …. senhor Bigey  

Yvonne Claudie …. senhora Bigey  

Robert Beauvais …. o diretor da escola


Trailer de "Os Quatrocentos Golpes" de François Truffaut


Ciclo Les Aventures d’Antoine Doinel 

07 de junho, “Os Putos” e “Os Quatrocentos Golpes”, François Truffaut, França , 1957 e 1959, Sessão 594 (s/ classificação).  

14 de junho, “Antoine e Colette” e “Beijos Roubados”, François Truffaut, França, 1962 e 1968, Sessão 595 (s/ classificação).  

21 de junho, “Domicílio, François Truffaut, França / Itália, 1970, Sessão 596 (M/12).  

28 de junho, “Amor em Fuga, François Truffaut, França , 1979, Sessão 597 (M/12).





Review sobre Os Quatrocentos Golpes no canal Youtube BFI

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