50 Anos do 25 de Abril
No Circuito de Arte Pública de Valença
Infogauda / Valença do Minho
Valença recebe o segundo Circuito de Arte Pública, na cidade, desde 12 a 19 de abril, este ano dedicado à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril.
Os trabalhos de execução das instalações artísticas começaram na sexta-feira, 12 e prolongam-se até 19 de abril em três pontos da cidade.
Valença assinala, assim, no espaço público a efeméride dos 50 anos do 25 de Abril trabalhando a temática da liberdade, os ícones do 25 de Abril e as preocupações da liberdade hoje.
Depois do sucesso da primeira edição, em que o circuito esteve focado em temas da atualidade e identitários da memória e da cidade de Valença com referências à sustentabilidade, à juventude e à igualdade de género, este ano celebra a Revolução dos Cravos.
Os artistas Jorge Charrua, Vasco Maio e Patrícia Mariano são os artistas convidados da edição de 2024.
Jorge Charrua é um fundidor de linguagens intemporais da história da pintura com os tempos da contemporaneidade.
Os trabalhos de Vasco Maio refletem a procura de impressões ancestrais que se perpetuam, tecidos que se unem e formas que se fractalizam.
Patrícia Mariano situa o seu trabalho entre a realidade e os sonhos e pode ser descrito como um realismo imaginado.
As instalações vão ser executadas na rua 25 de Abril, fachada do Centro Coordenador de Transportes e parede da escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
Da equipa de preparação deste segundo Circuito de Arte Pública Urbana de Valença faz parte o artista valenciano João Fortuna.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e os artistas representam a organização FomE.
Ningún comentario:
Publicar un comentario