30 de set. de 2023

CAMINHA

Sérgio Godinho apresenta em Caminha “75 Canções partituras, letras e cifras” e “Palavras São Imagens São Palavras” 

 “Canções e Poesia” é a próxima atividade da Biblioteca Municipal de Caminha, que terá lugar dia 6 de outubro, pelas 17H30


 Sérgio Godinho
Foto: C.M.C.

Infogauda / Caminha

 Sérgio Godinho “Canções e Poesia” é a próxima atividade da Biblioteca Municipal de Caminha, que terá lugar dia 6 de outubro, pelas 17H30. Sérgio Godinho vem a Caminha apresentar dois dos seus livros “75 Canções  partituras, letras e cifras” e “Palavras São Imagens São Palavras”. A sessão será apresentada por Paula Shaw.

 Sérgio Godinho dispensa apresentações. Cantor, compositor, escritor, ator (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é, para citar uma das suas canções clássicas, o verdadeiro “homem dos sete instrumentos” contando com uma carreira artística de invejável longevidade que se prolonga há cerca de 50 anos de modo intocável.

 Quanto aos livros que serão apresentados na Biblioteca, “75 Canções - partituras, letras e cifras” é um livro que reúne canções (partituras, letras e cifras). É a celebração de uma carreira cheia de boas músicas para tocar ou apenas cantar. “É um livro dinâmico, como a música deve ser”, a expansão de um projeto que começou por abarcar 55 canções, depois 60, e agora 75. Com transcrições musicais de João Cabrita, este volume celebra a carreira de mais de cinco décadas de um dos maiores cantautores portugueses. Disseca não só poemas e músicas concebidos e interpretados a solo, mas também uma mão-cheia resultante de cumplicidades e partilhas com artistas de múltiplas gerações e vários estilos musicais.  É um livro de grande formato, composto por várias fotografias de Sérgio Godinho, a preto e branco, retratando-o em várias épocas e quase sempre em palco.

 Entre as 75 canções escolhidas estão músicas sobejamente conhecidas do seu repertório, como "A noite passada", "O primeiro dia", "Liberdade" e "Com um brilhozinho nos olhos", mas é possível ainda aprender a tocar, entre outras, "2.º andar, direito"(1978), "Campolide" (1979), "Definição do amor" (1986) e "Dias úteis" (1997). É de referir ainda que primeira e a última canções deste livro, vertidas para partitura e cifra, com a respetiva letra, são "O acesso bloqueado" e "A vida sobresselente", ambas do álbum "Mútuo Consentimento", de 2011.

 “Palavras São Imagens São Palavras” é um pequeno livro de poemas ilustrados, ou de imagens vertidas em poemas, de um dos grandes letristas portugueses vivos.

 Na sinopse desta obra lê-se: “todos conhecemos letras de algumas canções de Sérgio Godinho, que em cada uma das suas composições conta uma pequena história, apanha e amplifica um momento do quotidiano ou da intimidade, ou capta com ironia (e também lirismo e sabedoria) uma porção do espírito do tempo, individual ou coletivo. As letras ou os poemas não darão origem a canções, mas a imagens - as que Sérgio Godinho procurou ativamente, ou que foi registando espontânea e aleatoriamente e que vieram a encontrar a «sua» letra. O diálogo que assim se estabelece entre poemas e fotografias atravessa os temas da viagem, do amor, da memória, da arte, produzindo instantâneos de pessoas, lugares, animais, e de acontecimentos diários ou únicos e irrepetíveis”.

SÉRGIO GODINHO

Biografia

 Cantor, compositor, escritor, actor (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é, para citar uma das suas canções clássicas, o verdadeiro “homem dos sete instrumentos” contando com uma carreira artística de invejável longevidade que se prolonga há cerca de 50 anos de modo intocável.

 Começada com “Os Sobreviventes”, seria redutor destacar um título da sua vasta discografia de discos de estúdio e ao vivo. E ainda, para crianças, “Os Amigos do Gaspar”, a peça “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles”, “A Caixa” ou “O Pequeno Livro dos Medos”, entre outros. Editou ainda o livro de poemas “O Sangue Por Um Fio”, o de crónicas “Caríssimas Quarenta Canções”, o livro de contos “Vidadupla” e os romances “Coração Mais Que Perfeito” e “Estocolmo”, constando ainda no seu currículo variadíssimas colaborações literárias e musicais. Quarenta das suas letras foram também “revistas” por outros tantos ilustradores no livro “Sérgio Godinho & As Quarenta Ilustrações”.

 Publicou em Janeiro de 2018 “Nação Valente”, o seu 18º trabalho discográfico de estúdio, e, no final de 2020, “Ao Vivo No São Luiz”, registo efectuado em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. No final de 2021, juntou a poesia à fotografia em “Palavras são imagens são palavras”, publicado pela Quetzal. Recentemente, uma versão revista e actualizada do seu songbook chegou aos escaparates com o título de “75 Canções”, reunindo partituras, letras e cifras.

DISCOGRAFIA

2022 SG Gigante, LP – Universal, 2022 | curadoria de Capicua com Keso, Nerve, Russa, Valas, Papillon, Amaura, Charlie Beats, Phoenix RDC, Jummy P, Sara Correia, Stereossauro, xtinto, Pikika, Fumaxa, MIGZ, EU.CLIDES, Chong Kwong, Eva RapDiva, Dj Ride, Dino D’Santiago, Rita Vian e BRANKO

2020 Ao Vivo no São Luiz - Sérgio Godinho & Orquestra Metropolitana de Lisboa, CD – Universal

2018 Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras Que Tais, CD – Universal, 2018 | com Ana Bacalhau, Jorge Benvinda e Vitorino

2018 Nação Valente, CD – Universal

2015 Juntos - Jorge Palma & Sérgio Godinho, ao vivo no Theatro Circo, CD e DVD – Universal/EMI

2014 Liberdade, CD – Universal, Teatro M. S. Luiz, Lisboa

2013 Sérgio Godinho e as Caríssimas Canções, CD - Universal, CCB, Lisboa

2011 Mútuo Consentimento, CD – Universal

2009 Três Cantos ao Vivo, CD e DVD - EMI/Universal | com José Mário Branco e Fausto Bordalo Dias

2008 Nove e Meia no Maria Matos, CD - Universal, Teatro M. Maria Matos, Lisboa

2007 Sons da Fala, CD – Sons da Fala | com André Cabaço, Filipe Mukenga, Janita Salome, Tito Paris e Vitorino

2006 Ligação Directa, CD – EMI

2004 De volta ao Coliseu, DVD – EMI, Coliseu de Lisboa

2003 O irmão do meio, CD – EMI |duetos com diversos artistas

2001 Afinidades, CD – EMI |com os Clã

2000 Lupa, CD – EMI

1998 Rivolitz, CD - EMI, Teatro Rivoli, Porto e Ritz Clube, Lisboa

1997 Domingo no Mundo, CD – EMI

1995 Noites passadas, CD – EMI, Teatro M. S. Luiz, e Coliseu de Lisboa

1993 Tinta permanente, LP – EMI

1990 Escritor de canções, LP – EMI, Instituto Franco-português, Lisboa

1989 Aos amores, LP – EMI

1988 Os amigos do Gaspar, LP – Polygram

1986 Na vida real, LP – Polygram

1984 Salão de festas, LP – Polygram

1983 Coincidências, LP – Polygram

1981 Canto da boca, LP – Polygram

1979 Campolide, LP – Orfeu

1978 Pano-cru, LP – Orfeu

1977 Nós por cá todos bem, EP – Diapasão

1976 De pequenino se torce o destino, LP – Sassetti

1974 À queima roupa, LP – Sassetti

1973 Pré histórias, LP Guilda da Música

1972 Os sobreviventes, LP - Guilda da Música

1971 Romance de um dia na estrada, EP – Guilda da Música

LIVROS

2012 75 Canções, songbook, Lisboa: Assírio & Alvim

2021 Palavras São Imagens São Palavras, poemas e fotografias. Lisboa: Quetzal

2019 Estocolmo, romance. Lisboa: Quetzal

2017 Eu, Tu, Nós, Vós, Eles - O Corvo e a Raposa, peças de teatro, Lisboa: INCM-Imprensa Nacional Casa da Moeda

2017 Coração Mais que Perfeito, romance Lisboa: Quetzal

2014 Vidadupla, contos, Lisboa: Quetzal

2014 Caríssimas 40 Canções, crónicas, Lisboa: Abysmo

2012 60 Canções, songbook, Lisboa: Assírio & Alvim

2011 Sérgio Godinho e as 40 ilustrações, songbook ilustrado, vários ilustradores. Lisboa: Abysmo,

2010 O Primeiro Gomo da Tangerina, literatura infantil e juvenil. Lisboa: Planeta Tangerina

2009 O Sangue Por um Fio, poesia. Lisboa: Assírio & Alvim

2007 55 Canções, songbook, Lisboa: Assírio & Alvim

2006 Retrovisor, uma biografia musical de Sérgio Godinho, de Nuno Galopim. Lisboa: Assírio & Alvim,

2000 O Pequeno Livro dos Medos, literatura infantil, Lisboa: Assírio & Alvim

1993 A Caixa, contos/literatura juvenil, Lisboa: Edições ASA

Ningún comentario:

Publicar un comentario