22 de mar. de 2023

ARCOS DE VALDEVEZ

140 mil euros para apoiar equipas de Sapadores Florestais de Arcos de Valdevez   


A Câmara Municipal aprovou a renovação dos protocolos relativos às equipas de Sapadores Florestais
Foto: C.M. A. de V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 A Câmara Municipal aprovou a renovação dos protocolos relativos às equipas de Sapadores Florestais, a celebrar com a Associação Florestal Atlântica, a Associação Florestal do Lima e as Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro e Gavieira, no valor global de 140 mil euros, 35.000,00 euros para cada uma das entidades. 

 Os Protocolos têm como principal objetivo a prevenção de incêndios florestais, através da realização de ações de silvicultura preventiva, nomeadamente a criação de faixas de gestão de combustíveis, ações de fogo controlado, vigilância das áreas rurais, assim como ações de primeira intervenção, apoio ao combate e às subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.  

 Cada equipa irá realizar a limpeza de cerca de 40km de estradas, duas vezes por ano. 

 Os sapadores Florestais, como agentes da Proteção Civil, poderão ainda apoiar em situações como queda de árvores, pequenos deslizamentos de terras, entre outras situações, assim como proceder ao espalhamento de sal na rede viária quando solicitado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. 

 Com este apoio o Município de Arcos de Valdevez pretende melhorar as condições de proteção e apoio à população do concelho.  

Ningún comentario:

Publicar un comentario