1 de xuño de 2022

ARCOS DE VALDEVEZ

 Oficinas de Criatividade Himalaya assinalaram 1º Aniversário  

A programação deste 1º aniversário ficou marcada pela inauguração do “Espaço Minerais e Rochas – Coleção Silva Ferreira”, composto por 1075 amostras de Minerais e Rochas, mas também Fósseis e Meteoritos

Foto: C.M.A. de V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

No dia 28 de maio celebrou-se o 1º aniversário das Oficinas de Criatividade Himalaya. 

 O Dia Nacional da Energia foi um pretexto incontornável para a abertura das Oficinas de Criatividade Himalaya, por forma a celebrar e evocar antigos saberes do cientista arcuense, o aproveitamento da energia Solar. 

 A comemoração do 1º aniversário teve início com um workshop sobre fornos solares e a preparação do almoço Solar, envolvendo as famílias e proporcionando o contacto com um ambiente de sensibilização para práticas mais sustentáveis. 

 Os visitantes puderam ainda visitar a exposição temporária, intitulada “Olhares”, que reúne obras realizadas pelos alunos do agrupamento de Escolas Valdevez, e experimentar técnicas de estampagem e transformação de plásticos nas oficinas Steamalaya, com abordagens ao Ambiente e às Artes. 

 A programação deste 1º aniversário ficou marcada pela inauguração do “Espaço Minerais e Rochas – Coleção Silva Ferreira”, composto por 1075 amostras de Minerais e Rochas, mas também Fósseis e Meteoritos, refletindo a geodiversidade do nosso Planeta, as quais foram doadas pelo Dr. José Silva Ferreira, médico por profissão e arqueólogo/geólogo por paixão, ao Município.  

 Tendo como objetivo a divulgação científica, a partilha de conhecimento e a promoção da sustentabilidade, as Oficinas de Criatividade Himalaya apresentaram, ao longo do ano, uma programação impactante e abrangente, destinada a vários públicos.  

 Foram promovidas atividades para crianças dos 6 aos 12 anos, famílias, Séniores +55 e público em geral, com destaque para palestras no âmbito do projeto Arcuenses com Ciência e exposições temporárias, com o intuito de despertar a curiosidade para a experiência e para o contacto com novos temas, materiais e suportes. 

 No mês do primeiro aniversário, alcançaram-se os cerca de 8000 visitantes. 

 Para este resultado contribuiu, de forma determinante, a cada vez mais expressiva participação da comunidade. 

 Neste último ano de atividade este espaço pôde contar com a colaboração de muitos, a quem o Município deixa um reconhecido agradecimento. Pais, professores, famílias, crianças, alunos, escolas, instituições, empresas, investigadores, todos que contribuíram para uma história notável, de grandes realizações e resultados.

 Neste contexto, João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal, adiantou que “Queremos toda a comunidade cada vez mais envolvida e próxima na promoção da Cultura, da Ciência e do desenvolvimento Sustentável”.

Ningún comentario:

Publicar un comentario