Semana Concelhia da Leitura, Arte e Ciência de Arcos de Valdevez
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
Está a decorrer em Arcos de Valdevez a Semana Concelhia da Leitura, Artes e Ciência. Uma atividade organizada pelo Município de Arcos de Valdevez - Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, pelo Agrupamento de Escolas de Valdevez e pela Epralima, em parceria com o Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez Esta semana é bastante preenchida e conta com diversas atividades, entre as quais a realização de workshops, concursos, exposições, teatros, feira do livro, apresentações de livros, entre muitas outras.
A abertura decorreu no dia 4 de abril com o popular cantador ao desafio, Augusto Canário, na Escola Básica Padre Himalaya, em Távora.
Convidado a falar sobre os Cantares ao Desafio e apresentar os seus livros, o artista levou consigo outro músico arcuense, Carlos Rodrigues, e, em conjunto, revelarem alguns dos segredos da arte de cantar de improviso ou de repente.
Presentes neste momento estiveram o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, a vereadora da Educação, Emília Cerdeira e a Diretora do Agrupamento de Escolas, para além de alunos, pais e restante comunidade escolar. O auditório regalou-se durante mais de duas horas com uma lição espetáculo sobre a riqueza das nossas tradições musicais que avivou o espírito e alegrou os corações de todos.
A sessão contou também com a participação de alunas da escola, aprendizes da arte de cantar ao desafio, que tinham integrado o projeto “De Repente Canta A Gente”. Um projeto de valorização do património imaterial do Alto Minho – onde se incluem os Cantares ao Desafio promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em articulação com o Município Arcuense, durante o ano transato.
Enquanto mentor desse projeto, o cantador falou da importância de ensinar às novas gerações esta arte e de encontrar e desenvolver novos talentos na habilidade de cantar ao desafio.
Programa completo em: www.cmav.pt
Ningún comentario:
Publicar un comentario