11 de out. de 2021

CAMINHA

Crianças do concelho contam com recreios nas escolas mais atrativos e seguros


Fotos: C.M.C.

Infogauda / Caminha

Os alunos do Jardim de Infância de Moledo e das Escolas Básicas de Lanhelas e Vilarelho têm à disposição recreios mais bonitos, seguros, onde podem realizar as mais diversas brincadeiras. O Município de Caminha, em parceria com a União de Freguesias de Moledo e Cristelo, Associação de Pais da EB1 de Vilarelho e Junta de Freguesia de Lanhelas, procedeu a intervenções nos recreios das referidas escolas, com os objetivos de os tornar espaços adequados, funcionais, seguros e atrativos, que estimulem a imaginação e as brincadeiras das crianças.  


No recreio do Jardim de Infância de Moledo, o espaço exterior foi repavimentado com um piso mais seguro e em relva sintética

 O recreio do Jardim de Infância de Moledo foi alvo de uma alteração de fundo, uma parceria entre a Câmara Municipal de Caminha e a União de Freguesias de Moledo e Cristelo. O espaço exterior foi repavimentado com um piso mais seguro e em relva sintética. Também as escadas foram cobertas com o mesmo piso, tornando-as menos perigosas. Para tornar o espaço mais chamativo, o piso foi pintado com ilustrações alusivas à praia, onde se vê o mar, peixes e a areia, bem como com jogos tradicionais, números, entre outras figuras, onde as crianças podem “dar asas à imaginação” e aprender a brincar.  


Esta intervenção contou com a colaboração dos artistas Mário Rebelo e Olga Loureiro e consistiu na pintura de um mural alusivo à freguesia

 O recreio da EB1 de Lanhelas foi também requalificado, tornando-se um espaço de aprendizagem adequado às necessidades lúdicas, sociais e físicas das crianças. Este espaço era pobre, sem qualquer atrativo e estímulo para as crianças. Assim, a intervenção resulta da junção de esforços entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Lanhelas, e inseriu-se Projeto School4All “Recreios Lúdicos”. Esta intervenção contou com a colaboração dos artistas Mário Rebelo e Olga Loureiro e consistiu na pintura de um mural alusivo à freguesia, onde se pode ver, por exemplo, o rio Minho e o carocho, e de diversos jogos tradicionais educativos, onde os alunos podem aprender brincando. Para além do mural e jogos tradicionais, o recreio conta agora com um pomar e uma pequena horta pedagógica.  

 Também os alunos da EB1 de Vilarelho iniciaram o presente ano letivo com um recreio renovado e mais seguro, onde podem correr e saltar em segurança. Esta intervenção de substituição do pavimento em relva sintética resulta de um pedido da Associação de Pais.

Ningún comentario:

Publicar un comentario