Município de Arcos de Valdevez reúne com Entidades Portuguesas e Espanholas
Devido à Ligação do IC 28 à fronteira da Madalena/Ourense
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
As Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca reuniram com representantes da Secretaria de Estado das Infraestruturas e a IP-Infraestruturas de Portugal, bem como com representantes da Conselharia de Infraestruturas e o Delegado da Xunta da Galiza em Ourense, para abordar o assunto da melhoria da estrada que liga o IC 28 à fronteira da Madalena com Ourense/Espanha.
As Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca reuniram com representantes da Secretaria de Estado das Infraestruturas e a IP-Infraestruturas de Portugal, bem como com representantes da Conselharia de Infraestruturas e o Delegado da Xunta da Galiza em Ourense
Os representantes da Xunta da Galiza apresentaram, aos autarcas e aos representantes do Governo Português, o projeto de melhoria da estrada OU 540 entre Celanova e a fronteira de Lobios/Madalena, tendo sido referida pelas entidades espanholas a importância para o lado espanhol a obra de melhoria, bem com a sua continuação para Portugal.
Com esta obra, a capacidade de circulação será melhorada através da execução de terceiras faixas de rodagem, representando um investimento de cerca de € 10 milhões, para o qual a Xunta já solicitou fundos europeus ao Plano de Recuperação.
Os autarcas portugueses reiteram a importância estratégica da via para a competitividade destes municípios e da região, pois permitirá colocar as pessoas e as mercadorias a pouco tempo das redes rodoferroviárias principais de ligação a Madrid e ao centro da Europa. A via também permitirá a ligação com o TGV, uma vez que está em construção a sul de Ourense/Celanova a estação da Linha de Alta Velocidade entre Madrid-Galiza.
Estas Câmaras Municipais há mais de uma década que têm vindo a reivindicar esta ligação, nomeadamente junto do Governo Português.
As Autarquias pretendem que o Governo considere prioritária a execução desta via, de forma a alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atratividade dos municípios e da região.
Ningún comentario:
Publicar un comentario