28 de xul. de 2020

CAMINHA

Percursos temáticos "As casas de Caminha - casas inteiras e meias-casas" e Miradouros" vão marcar a primeira semana de agosto

Meias-casas em Caminha
Imagem: C.M.C.


Infogauda / Caminha


 Os percursos temáticos estão a marcar o Programa Cultural Verão 2020 no concelho de Caminha. Na primeira semana de agosto, as possibilidades são várias: percursos temáticos História & Património “As casas de Caminha – casas inteiras e meias-casas” e tem início os percursos Fotografia “Miradouros”, nos dias 3 e 5 de agosto, respetivamente. Refere-se ainda que estão a decorrer os passeios de jipe e passeios a cavalo. Estas e outras atividades fazem do nosso Concelho um Destino de Confiança.   

 No dia 3 de agosto, os percursos temáticos História & Património continuam com “As casas de Caminha – casas inteiras e meias-casas”.  Sobre este percurso, avançamos que num passeio pelas ruas de Caminha, partindo da Torre do Relógio, é dada a conhecer aos participantes na visita a evolução da Vila de Caminha, percorrendo as suas ruas mais características, com um olhar especial sobre os diferentes tipos de casa que resistem ainda com o pitoresco medieval que carateriza a localidade. Com paragens, explicações e breves visitas a pontos de referência e monumentos da Vila, este roteiro atrai principalmente pelas curiosidades, lendas e estórias das ruas e casas da Bela Marinheira. Terminando na Rua dos Pescadores da Vila de Caminha, são apresentadas aos visitantes as Meias-Casas de Pescadores de Caminha, tipologia singular e única do Património Piscatório.  O percurso terá início pelas 18H00, e o ponto de encontro é na Praça Conselheiro Silva Torres (Terreiro). As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e estão limitadas ao máximo de 10 pessoas. Os interessados deverão fazer a respetiva inscrição através do email cultura@cm-caminha.pt. Este percurso decorrerá novamente no dia 10 de agosto.  

 Nos dias 11 e 17 de agosto, vão decorrer os percursos “Rota dos Moinhos”.   

 Os percursos temáticos História & Património terminam com “Rotas das tascas e visita a São João d’Arga” nos dias 7 e 14 de setembro.     

Percursos Fotografia “Miradouros” arrancam a 5 de agosto 

 Para além dos percursos história & património, o Programa Cultural Verão 2020 integra os percursos fotografia, passeios de jipe e passeios a cavalo.  

 Durante essa semana, terão início os percursos temáticos fotografia “Miradouros do Concelho”, no dia 5 de agosto, pelas 18H00. Este percurso será uma viagem pelos Miradouros emblemáticos do concelho: Calvário, em Vila Praia de Âncora; Perrinchão, em Moledo; Santo Antão, em Vilarelho; Senhora das Neves, em Dem e, ainda, o Cruzeiro, em Lanhelas. Com ponto de encontro marcado na Praça Conselheiro Silva Torres (Terreiro), este percurso é um roteiro perfeito para quem gosta de apreciar paisagens de um ponto alto e com vista panorâmica privilegiada para alguns pontos do concelho. Em cada um dos miradouros, o participante poderá captar imagens de “cortar a respiração”. Recordamos que as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e estão limitadas ao máximo de 10 pessoas. Os interessados deverão fazer a respetiva inscrição através do email cultura@cm-caminha.pt.  

 Os percursos temáticos Fotografia continuam a dia 12 de agosto com o percurso “Serra d’Arga”; no dia 20 “À beira mar” dia 27 “As Villas” e, no dia 2 de setembro “Recantos Escondidos”. 

 Os Passeios de Jipe são outras das possibilidades destes percursos temáticos. Os passeios decorrem entre a Serra e a Costa: Passeio da Serra de Caminha e São João d’Arga e Passeio da Costa de Caminha a Vila Praia de Âncora. Mais informações através do telemóvel 912 350 046.   

 Outra das ofertas destes percursos temáticos são os Passeios a Cavalo, que poderão ser de uma hora – aldeia e monte de Moledo ou de duas horas – Mata Nacional do Camarido e praia de Moledo. Mais informações e inscrições através do telemóvel 912 350 046. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario