CINEMA
Boletim da Sessão nº 433
"As Duas Inglesas e o Continente" de François Truffaut (1971)
Sexta-feira, 14 de Fevereiro às 21:45 no Auditório do Museu Municipal de Caminha
Locus Cinemae / Caminha
Uma definição qualitativa do trabalho de qualquer artista pode causar mal-estar e desavenças entre seus fãs e admiradores. Ao dizer que “As Duas Inglesas e o Continente” (1971), filme de François Truffaut baseado no romance de Henri-Pierre Roché, é o seu melhor filme, adentramos a essa categoria de desavenças e somamos a influência do subjetivo a essa questão.
Uma coisa, no entanto, é unânime entre todos os espectadores da obra: a beleza estética e o trabalho do roteiro mediante os desencontros amorosos são mais que louváveis, e por si só, já garantiriam ao filme um grandioso valor.
O título original da película, tal qual o da obra literária, “As Duas Inglesas e o Continente”, é bem sugestivo quanto ao significado simbólico da obra. Nela, temos narrada a história de Claude (Jean-Pierre Léaud), que conhece Anne, uma jovem inglesa de quem pretende tomar aulas, e a convite desta, vai ao País de Gales. Após seu encanto inicial pela bela Anne (Kika Markham), Claude passa a lidar com os sentimentos que surgem após conhecer a irmã mais nova, Muriel (Stacey Tendeter). Surgem então as sementes de um triângulo amoroso que atravessará anos e marcará para sempre a vida dos envolvidos. (…)
O apego de Truffaut para com esse filme era enorme. O badaladíssimo diretor de fotografia Néstor Almendros realizou um trabalho impressionante com a exploração do verde em suas mais diversas tonalidades e nuances, bem como do azul (com grande ajuda do também popular figurinista Gritt Magrini) e as cores opacas e mais escuras da região litorânea da Inglaterra e da cidade de Paris. Em carta a Almendros, Truffaut afirmou certa vez que este era o seu filme “mais belo visualmente”. E essa beleza nos chega através dos óculos escuros de Muriel, do pôr-do-sol defronte ao mar, dos jardins quase impressionistas de Paris e das paisagens longínquas e românticas que aparecem no decorrer da fita.
FONTE: https://www.planocritico.com/critica-as-duas-inglesas-e-o-amor/ (adaptado)
FICHA TÉCNICA:
Título original: “Les Deux Anglaises et le Continent”, França, 1971
Realização: François Truffaut
Produção: Les Films du Carrosse (Paris), Cinetel (Paris)
Distribuição: Valoria films (Paris)
Distribuição: Valoria films (Paris)
Argumento: François Truffaut et Jean Gruault, baseado no romance de Henri-Pierre Roché (Éditions Gallimard)
Música: Georges Delerue (Éditions Hortensia)
Fotografia: Nestor Almendros
Montagem: Yann Dedet, Martique Barraque
Duração: 132 minutos
FICHA ARTÍSTICA:
Jean-Pierre Léaud: Claude Roc
Kika Markham: Ann Brown
Stacey Tendeter: Muriel Brown
Marie Mansart: Mme Roc
Philippe Léotard: Diurka
Sylvia Marriott: Mrs. Brown
Irène Tunc: Ruta
Mark Peterson: Mr. Flint
David Markham: Le palmiste
Georges Delerue: Le notaire (et homme d’affaires) des Roc
François Truffaut: commentaire
François Truffaut: commentaire
Programação
Ciclo Um mês com Truffaut
21 de fevereiro, “O Último Metro”, François Truffaut, França, 1980, Sessão 434 (M/12)
28 de fevereiro, “A Mulher do Lado”, François Truffaut, França, 1981, Sessão 435 (s/ classificação)
Ciclo Outras Cinematografias
06 de março, “Kagemusha – A Sombra do Guerreiro”, Akira Kurosawa, Japão / EUA, 1980, Sessão 436 (M/12)
13 de março, “Rapsódia em Agosto”, Akira Kurosawa, Japão, 1991, Sessão 437 (M/12)
20 de março, “O Pai Foi em Viagem de Negócios”, Emir Kusturica, Jugoslávia, 1985, Sessão 438 (M/12)
27 de março, “Gato Preto, Gato Branco”, Emir Kusturica, Jugoslávia / França / Alemanha / Áustria / Grécia , 1998, Sessão 439 (M/12)
Ciclo Histórias Simples
03 de abril, “O Agente da Broadway”, Woody Allen, EUA, 1984, Sessão 440 (M/12)
09 de abril (5ª feira), “Uma História Simples”, David Lynch, França / Reino Unido / EUA, 1999, Sessão 441 (M/12)
17 de abril, “Café e Cigarros”, Jim Jarmusch, EUA / Japão / Itália, 2003, Sessão 442 (s/ classificação)
24 de abril, “Um Homem Sério”, Ethan Coen e Joel Coen, EUA / Reino Unido / França, 2009, Sessão 443 (M/16)
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