16 de dec. de 2019

FLORIANÓPOLIS (BRASIL)

UFSC 59 anos: aniversário celebra Fortalezas com música renascentista

18 de dezembro de 2019

Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos


ENCONTROS POLIORCÉTICOS  / Florianópolis


 Em comemoração aos 59 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 18 de dezembro de 2019 o Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo receberá dois eventos. Às 18h será realizada uma sessão solene em homenagem aos 40 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC, na sequencia, às 20h, o grupo de música medieval e renascentista de Florianópolis Cantus Firmus apresenta o concerto gratuito “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – Música da Renascença Francesa”. Os evento são promovidos pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.  

18h | 40 anos de Gestão das Fortalezas pela UFSC  

 Em 21 de novembro de 1979 a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assumiu a gestão da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. A fortaleza foi aberta à visitação pública em 1984, e na sequência, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passou à guarda da UFSC em 1991 e foi aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela UFSC desde essa data. 

 Atualmente as três fortificações estão sob gestão, guarda e manutenção da Coordenadoria das Fortalezas da Ilhas de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte). As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão da UFSC



 Para celebrar os 40 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC será realizada a sessão solene que homenageará diversas personalidades que ao longo de quatro décadas destacaram-se de forma notável na guarda e preservação desse patrimônio, contribuindo para tornar as Fortalezas em um dos mais importantes monumentos históricos e culturais do Brasil. Hoje, a Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones integram o Conjunto de Fortificações no Brasil, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade. Composto por 19 construções situadas em 10 estados brasileiros, o conjunto está entre os bens que integram a Lista Indicativa Brasileira a Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 A cerimônia de homenagem é gratuita e aberta a toda comunidade e contará com a presença do reitor Ubaldo Cezar Balthazar, da Secretária de Cultura e Arte da UFSC professora Maria de Lordes Alves Borges e demais gestores da instituição.  

20h | Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista Concerto Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – Música da Renascença Francesa

 Grupo Cantus Firmus 
Foto: Marcilênio Arruda


 O Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis no ano de  2003.  Atualmente o grupo é formado por cinco cantores, e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista na Europa.

  A apresentação do concerto “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas” é toda composta por ‘chansons françaises’ do séc. XVI. As ‘chansons’ (canções) francesas do Renascimento são caracterizadas pela escrita primorosa e pelas temáticas de caráter popular. No alto renascimento francês, a canção alcançou um nível extraordinário de requinte poético, graças a compositores como Claudin de Sermisy, Clement Jannequin e Josquin des Prez.  

 O concerto do Cantus Firmus propõe ainda uma breve aula de história da música, tanto para leigos quanto para aqueles que já possuem algum conhecimento na área. Esse aspecto didático é apresentado ao público associando a prática da música aos comentários e explicações sobre as composições daquela época.  

 Os ingressos para o concerto “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – Música da Renascença Francesa” do grupo Cantus Firmus, que ocorrerá às 20h do dia 18 de novembro, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, serão distribuídos gratuitamente para toda a comunidade no local do evento uma hora antes do inicio da apresentação (19h).

Fonte: SeCarte / USFC

Ningún comentario:

Publicar un comentario