17 de feb. de 2019

A GUARDA

PATRIMÓNIO

A importância da obra externa em Santa Cruz 

(21ª parte)
  
 Fotos: Posible2006
 Fonte: Wikipedia

ENCONTROS  POLIORCÉTICOS / A Guarda    
 
Carta de “Baños de la  Encina”: 
  
6) Difusão: Os poderes públicos estabelecerão programas de difusão para promover a visita, o conhecimento e a adequada interpretação deste património, bem como programas de investigação que garantam o desenvolvimento das linhas de atuação iniciadas para estes bens culturais. 
  
7) Aplicação e desenvolvimento: Conjuntamente entre as várias Administrações Públicas, bem como quantas instituições possam contribuir ou ter um interesse no cumprimento dos fins aquí expressados, contribuindo no seu caso com os meios técnicos, administrativos e económicos  requeridos, conforme um estudo  de viabilidade económica.    

 8) Metodologia:    

a) Elaboração de um inventário corretamente georreferenciado,  público, comúm e acessível para os cidadãos por forma a identificar quais e quantos são os sistemas, conjuntos e construções que o compõem, permitindo o seu estudo global.     

b) Previamente a qualquer intervenção se deve fazer: 

1) Análise histórica,  arqueológica, artística e documental.
2) Análise da sua função histórico-militar (estratégia, tática e logística).
3) Análise TERRITORIAL E DA PAISAGEM. 
4) Análise material (definição geométrica, estudo da ENVOLVENTE, definição construtiva e estrutural, estado de lesões, caracterização de materiais que o compõem e sustentam).   
5) Análise jurídica e de normativas.   
6) Análise económica sobre viabilidade.   
7) Síntese e avaliação de toda a informação adquirida e estabelecimento de hipóteses para a sua conservação, manutenção, gestão  e valorização.   
8) Realização de atuações baseadas nas premissas antes estabelecidas em função dos estudos realizados, alargando estes com a informação que ofereça a própria intervenção.   
9) Documentação e controlo, da parte de todas as administrações, do desenvolvimento do processo de intervenção desde o seu início até a  sua finalização, incluindo a divulgação do  mesmo.
10) Conservação preventiva e manutenção das intervenções.    

 Assim finaliza a Carta de “Baños de la Encina”. Como podem conferir, quase nada do referido tem sido respeitado ou contemplado na Fortaleza de Santa Cruz. Ainda por cima, querem tirar partido político da situação com barferências condenadas à inevitável  desautorização. Uma  pena. 

 Artigos relacionados.

Ningún comentario:

Publicar un comentario