2 de xul. de 2018

ARCOS DE VALDEVEZ

TOUCH RUGBY INVADE ARCOS DE VALDEVEZ 

SUL AFRICANOS VENCEM O TORNEIO. AGRÁRIA DE COIMBRA CAMPEÃ NACIONAL

Escola Agrária, de Coimbra campeâ Nacional
Este ano o Torneio teve um recorde de 16 equipas participantes

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 A quarta edição do Arcos Touch, realizada no passado dia 23 de Junho, em Arcos de Valdevez,  teve alguns aliciantes particulares. Desde logo porque era a ultima jornada do Circuito Nacional de Touch Rugby (depois de Coimbra e Lisboa) e atribuiria o Titulo de Campeão Nacional de Touch Rugby. Por outro lado, contava com a presença de cinco equipas estrangeiras, que aumentaram o nível competitivo do Torneio.

 Este ano o Torneio teve um recorde de 16 equipas participantes. Às cinco equipas estrangeiras (Africa do Sul, Inglaterra e França) juntaram-se 4 equipas de Lisboa (Técnico, São Miguel, CDUL e Benfica), duas de Coimbra (Escola Agrária / Crédito Agricola), Lousã (Rugby Clube da Lousã), GDM ElectroMoitense (Anadia), Porto (Porto Touch), uma equipa de convidados (Portugal Mix) e claro está a equipa da casa, CRAV Saforelle.

 A equipa da Escola Superior Agrária de Coimbra, confirmou em Arcos de Valdevez o primeiro lugar, que trazia desde a primeira jornada, e sagrou-se no 1º Campeão Nacional de Touch Rugby.

 A equipa do Técnico Touch (Lisboa) e a equipa do GDM Electromoitense (Anadia) classificaram-se respectivamente na 2ª e 3ª Posição, no somatório das 3 jornadas realizadas (Lisboa, Coimbra e Arcos de Valdevez).

 A equipa de Arcos de Valdevez (CRAV Saforelle) viria a ser eliminada nos Quartos-de-final pelos Campeões Nacionais, num emotivo jogo (5-4). Com este resultado o CRAV conquistou, no Circuito Nacional, o 6º lugar.

 A final do Torneio viria a ser disputada entre os Sul Africanos do Safo Shufflers, e os Franceses do Tullins. Numa final épica que viria a ser decidida em prolongamento, tendo os Sul-africanos vencido o Torneio.

 O prémio para o MVP masculino seria atribuído a um atleta da equipa francesa do Tullins Touch, enquanto que, o prémio para a MVP Feminino ficou em Portugal, sendo atribuído à Capitã do GDM Electromoitense.

 A cerimónia de atribuição de prémios (do Torneio e Campeonato Nacional) contou com a presença de diversas individualidades: da FIT (Federation of International Touch), o Presidente Erick Acker; da EFT (European of Federation of Touch), a Secretary General, Linda Acker.




 Arcos de Valdevez esteve representado pelo Presidente da Autarquia, Dr. João Manuel Esteves; pela Vereadora Responsável pelo Pelouro do Desporto, Dra. Emilia Cerdeira e pelo Vereador Sr. Nelson Fernandes e ainda pelo Presidente da Junta de Salvador, Vila Fonche e Parada, Sr. Rui Aguiam e claro está, pelos Presidentes dos Clubes Locais: CR Garranos, Sr. Paulo Gameiro e Presidente do CRAV, Dr. Fernando Manso.

 Mas o ArcosTouch é muito mais que um torneio desportivo. O objectivo da organização do evento é o de preparar um programa que permita aos cerca de 500 visitantes, conhecer a região e disfrutar da gastronomia, hotelaria e visitar o comércio local; num cenário de beleza natural de Arcos de Valdevez, num fim-de-semana das festividades de São João.

 Estas características fazem do ArcosTouch um Torneio de referência a nível internacional.

Ningún comentario:

Publicar un comentario